Alex de Minaur segue brilhando nas quadras duras e alcança um feito especial na temporada 2025. O australiano, cabeça de chave número 7, despachou o português Nuno Borges com parciais de 7-5, 6-2, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final do Rolex Shanghai Masters 2025, garantindo sua vaga nas quartas de final do torneio.
Com uma atuação sólida e cheia de ritmo, De Minaur mostrou sua força ao anotar 19 winners contra apenas 10 erros não-forçados, dominando o confronto no Stadium Court. O duelo teve momentos intensos, principalmente no primeiro set, quando o australiano conseguiu uma quebra decisiva no 5-5, abrindo caminho para fechar em 7-5. No segundo set, ele manteve a pressão e não deu chances para Borges, garantindo a vitória em 1 hora e 47 minutos.
Este resultado leva De Minaur ao seu sétimo jogo de quartas em um ATP Masters 1000, um dos principais circuitos da ATP que reúne os melhores jogadores do mundo fora dos Grand Slams. Além disso, o jovem de 26 anos celebrou a 50ª vitória da temporada, entrando para um seleto grupo de jogadores que já chegaram a essa marca em 2025, ao lado do espanhol Carlos Alcaraz (67 vitórias) e do americano Taylor Fritz (50).
Em conversa após o jogo, De Minaur destacou a importância da consistência. “Para mim, isso mostra consistência, e é isso que mais me orgulha”, afirmou. Essa temporada tem sido a melhor de sua carreira, superando as 47 vitórias e dois títulos conquistados no ano passado.
A trajetória de De Minaur em 2025 começou no seu país, com bons resultados nos torneios australianos e uma presença marcante no Australian Open, onde chegou às quartas. Logo depois, desafiar Carlos Alcaraz na final de Rotterdam mostrou seu alto nível de jogo, apesar da derrota em três sets.
Durante o período de saibro, considerado mais difícil para seu estilo, ele surpreendeu chegando às semifinais em Monte-Carlo e quarto de final em Barcelona. Contudo, admitiu sentir desgaste após Roland Garros, mas se recuperou bem com uma boa campanha em Wimbledon e o título em Washington D.C., mostrando força mental e física.
Outro destaque foi sua participação no US Open 2025, onde alcançou as quartas de final e só foi superado pelo talentoso Felix Auger-Aliassime após quatro sets equilibrados.
Mais recentemente, De Minaur brilhou na Laver Cup, ajudando a Team World a superar a favorita Team Europe com campanha invicta de 3-0.
Focado na sequência da temporada, o australiano segue firme na rodada final do circuito asiático de quadras duras. Após boas conquistas no ATP China Open e na sequência nas partidas contra jogadores como Ugo Humbert, Kacper Majchrzak e Nuno Borges, ele busca agora confirmar sua vaga entre os oito melhores e seguir lutando por mais conquistas em 2025.
Fique de olho, pois De Minaur promete continuar dando muita emoção e trabalho duro nas quadras!
Fonte: The Playoffs