A tenista filipina Alex Eala brilhou mais uma vez no circuito e garantiu sua vaga na final do Guadalajara 125 Open, disputado no Panamerican Tennis Center, em Zapopan, México. Na manhã de sábado (horário local), ela superou a americana Kayla Day com parciais de 6-2 e 6-3, mostrando muita consistência e categoria nas quadras de piso duro.
Na decisão, Eala vai encarar a húngara Panna Udvardy, número 134 do mundo, que chegou à final após vencer a russa Maria Kozyreva por 6-3, 6-4. Udvardy eliminou pelo caminho a mexicana Jessica Hinojosa Gómez, a tcheca Nikola Bartunkova e a britânica Francesca Jones, quarta favorita do torneio.
A jovem de 20 anos, que treinou na renomada Rafael Nadal Academy, na Espanha, vem se destacando no circuito da WTA desde 2021. Uma das suas grandes atuações recentes foi no Miami Open 2025, onde derrotou campeãs de Grand Slam como Jelena Ostapenko, Madison Keys e Iga Swiatek antes de ser eliminada nas semifinais pela americana Jessica Pegula.
Em junho deste ano, Alex chegou à sua primeira final de WTA no Lexus Eastbourne Open, na grama, mas acabou derrotada pela australiana Maya Joint num jogo equilibrado. Além disso, a filipina foi destaque no US Open 2025 ao se tornar a primeira jogadora das Filipinas a vencer uma partida na chave principal de um Grand Slam, ao bater a dinamarquesa Carla Tauson em um emocionante jogo de três sets na primeira rodada.
Agora, em sua segunda final de torneio WTA no ano, Alex Eala busca conquistar o seu primeiro título na elite do tênis mundial. Ela chega com muita confiança e experiência acumulada em desafios contra adversárias do mais alto nível, mostrando que tem tudo para brigar por grandes conquistas em 2025.
Fique ligado para mais atualizações sobre o duelo final e outros destaques do tênis no “Esporte Tênis”!
Fonte: Cebu Daily News