Lleyton Hewitt, ex-campeão de Wimbledon e US Open, foi punido com uma multa de 10 mil dólares e uma suspensão de duas semanas após um incidente envolvendo um fiscal de doping. Hewitt, que se aposentou do tênis profissional em 2016, mas continuou participando de torneios selecionados até 2020, atualmente é capitão da equipe australiana na Copa Davis.
O episódio aconteceu em novembro passado, após a derrota da Austrália para a Itália na semifinal disputada em Málaga, na Espanha. Segundo as acusações, Hewitt teria empurrado um voluntário anti-doping de 60 anos, o que caracterizou uma conduta ofensiva para com o profissional de controle.
Embora tenha negado as acusações, Hewitt foi julgado em um tribunal independente em Sydney, nos dias 21 e 22 de julho. O juiz Michael Heron KC manteve a sanção e estipulou que a suspensão de duas semanas começará em 22 de setembro, data escolhida para não prejudicar a participação do australiano como capitão na próxima Copa Davis.
Como capitão, Hewitt não joga nas partidas, mas tem papel fundamental na escolha dos jogadores que vão representar a Austrália. Na segunda fase das eliminatórias da Copa Davis, que acontecerá entre 13 e 14 de setembro, a Austrália enfrenta a Bélgica. O país será representado pelos tenistas Alexei Popyrin e Alex De Minaur, que figura entre os 16 melhores do mundo.
Karen Moorhouse, CEO da Associação Internacional de Integridade no Tênis (ITIA), ressaltou a importância do trabalho dos fiscais de doping para manter a integridade do esporte: “Eles exercem um papel fundamental nos bastidores e precisam atuar sem medo de contato físico. Neste caso, essa linha foi claramente ultrapassada, e não tivemos outra opção a não ser tomar medidas”.
Para quem não está familiarizado, a Copa Davis é uma das competições mais tradicionais do tênis entre seleções nacionais, onde as equipes disputam confrontos que envolvem cinco partidas ao longo de dois dias — dois jogos de simples, um de duplas e dois jogos de simples reversos. O evento final deste ano será realizado na Itália em 8 de novembro.
Fonte: SportBible