Você já ouviu aquele ditado “Cuide dos centavos e os milhões cuidarão de si mesmos”? Parece ser exatamente o lema de Jelena Ostapenko, uma das maiores tenistas da atualidade, que tem vendido alguns de seus pertences por preços que chegam a apenas 4 libras, mesmo acumulando prêmios milionários na carreira.

A tenista letã de 28 anos atingiu o auge de sua carreira em 2017, quando conquistou o título de Roland Garros, seu primeiro Grand Slam, ao vencer a estrela romena Simona Halep na final. Desde então, Ostapenko vem se mantendo entre as melhores do mundo, com campanhas sólidas em outros grandes torneios como Wimbledon, Australian Open e US Open. Seu melhor ranking na WTA foi o 5º lugar, e atualmente ela figura no 24º posto, garantindo seu status de cabeça de chave em principais competições.

Com premiações acumuladas que somam cerca de 14 milhões de libras, Ostapenko está na 32ª posição entre as maiores ganhadoras da história do tênis feminino. Porém, mesmo com tanto dinheiro no bolso, ela tem surpreendido ao comercializar itens pessoais em suas redes sociais por preços bastante acessíveis — algo que chama atenção dos seus mais de 200 mil seguidores no Instagram.

Em contas alternativas, Jelena compartilha um pouco de seu dia a dia e vende objetos variados como roupas de tênis, perfumes e até tênis Gucci usados, que chegaram a ser vendidos por 245 libras. Mas tem coisas que saem por apenas 4 libras, como caixas organizadoras. E tudo isso no mesmo dia em que ela mostrou seu novo Porsche Macan Turbo avaliado em cerca de 100 mil libras, conquistado após vencer o Porsche Tennis Grand Prix em Stuttgart, um título importante para a trajetória da atleta.

Neste torneio, Ostapenko mostrou toda sua qualidade ao derrotar a número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, na final. Durante o caminho, a letã também bateu a polonesa Iga Swiatek, número 2 do ranking na época, tornando-se apenas a segunda mulher na história a derrotar as duas primeiras tenistas do mundo na mesma competição no saibro, entrando para um seleto grupo que conta com Serena Williams.

Só em 2024, Ostapenko já somou cerca de 1,4 milhão de libras em premiações, sem contar patrocínios e outros ganhos. Um dos destaques do ano foi outra vitória contra Swiatek, no Qatar Open, mantendo uma invencibilidade de seis jogos contra a jovem estrela polonesa.

Além das quadras, Jelena também é conhecida por seu temperamento e cenas curiosas. No mês passado, após uma partida, ela protagonizou um momento viral ao reagir de forma bem-humorada ao ver Swiatek quebrar uma raquete. Em Wimbledon 2023, Ostapenko foi flagrada afastando alguém de sua área VIP e, logo depois, conseguiu reagir na partida para forçar um tie-break, revelando sua personalidade intensa.

Já no US Open, a tenista se envolveu em uma polêmica com a americana Taylor Townsend. Ostapenko reclamou da falta de respeito da oponente, que não teria pedido desculpas após uma bola que tocou na rede lhe garantir um ponto decisivo. Ostapenko afirmou preocupada que tais condutas não são comuns no circuito e criticou a atitude da rival, especialmente por estar jogando em seu país.

A situação ficou mais delicada quando Townsend alegou que Ostapenko a chamou de “ignorante”, o que muitos interpretaram como um comentário com conotação racial. A letã respondeu rapidamente, negando qualquer atitude racista e reafirmando seu respeito por todas as culturas e nacionalidades.

Jelena Ostapenko segue mostrando que, além de talento nas quadras, tem uma personalidade forte e única fora delas, conquistando fãs e curiosos com seu jeito autêntico.

Fonte: TalkSport