No cenário atual do tênis masculino, Carlos Alcaraz e Jannik Sinner dominam a ATP de forma impressionante, mas o ex-número 1 do mundo e tetracampeão de Grand Slam, Jim Courier, apontou Jack Draper como o próximo grande rival capaz de brigar de igual para igual com esses dois craques.

Alcaraz, atual número 1 do mundo, e Sinner, número 2, vêm triunfando nas últimas temporadas e têm dividido os últimos oito títulos de Grand Slam entre si. Em 2025, o espanhol vive sua melhor fase na carreira, conquistando Roland Garros e o US Open, além de acumular um total de oito títulos na temporada. Já o italiano Sinner venceu seis torneios, incluindo o Australian Open, [Wimbledon](/em/wimbledon/) e as ATP Finals, mesmo tendo cumprido uma suspensão de três meses.

Os dois se enfrentaram em três finais consecutivas de Grand Slam durante o verão do hemisfério norte, o que tornou ainda mais evidente a distância que eles abriram para o restante do circuito mundial.

Diversos nomes foram apontados como possíveis antagonistas desse domínio, como Ben Shelton, João Fonseca e Holger Rune, mas Jim Courier acredita que Draper, jovem britânico atualmente no top 10, tem tudo para ser a novidade que desafiará essa dupla imbatível – desde que consiga se manter saudável.

Jack Draper deu um salto enorme no começo de 2025, com a conquista de seu primeiro título Masters 1000 em Indian Wells, eliminando o próprio Alcaraz na semifinal. O britânico também foi finalista no Masters 1000 de Madrid e chegou às oitavas de final do Australian Open e Roland Garros, além de ter alcançado a semifinal do US Open em 2024.

Entretanto, lesões complicaram a segunda metade da temporada de Draper. Ele foi eliminado na segunda rodada de [Wimbledon](/em/wimbledon/) pelo experiente Marin Čilić e só voltou a competir no US Open, quando teve que abandonar sua partida da segunda rodada contra Zizou Bergs por problemas físicos. Após isso, decidiu encerrar precocemente sua temporada de 2025 para tratar das lesões.

Desde que despontou no circuito em 2021, o talento de Draper nunca foi questionado, mas as lesões têm atrapalhado sua evolução. Courier, em entrevista ao Tennis Channel, cravou que Draper é a aposta para brigar com Alcaraz e Sinner, desde que mantenha a forma:

“Eu vou apostar minhas fichas no Jack Draper. Se ele estiver saudável, como mostrou em Indian Wells, ele pode jogar com os grandes. Ele tem um saque canhoto muito forte e uma direita poderosa, só precisa se manter saudável.”

Courier ainda relembrou a lesão sofrida no braço de Draper após [Wimbledon](/em/wimbledon/), um problema com fratura por estresse em um osso, que limitou sua participação na temporada, mas demonstrou otimismo com a recuperação do jovem britânico:

“Parece que ele vai voltar e se preparar bem para as exibições da off-season e voltar com tudo. Vamos ver se o Jack consegue fazer isso – ele já chegou a uma semifinal de Grand Slam, no US Open 2024.”

Agora, Draper se prepara para retornar às quadras no evento de exibição United Tennis Showdown, em Londres, antes de começar oficialmente a temporada de 2026 representando a Grã-Bretanha na United Cup, ao lado da compatriota e atual número 1 do tênis feminino britânico, Emma Raducanu.

Será uma temporada interessante para Draper, que busca finalmente superar as lesões e brigar com os melhores do mundo em igualdade de condições, tentando quebrar o domínio da chamada “Nova Dupla” do tênis.

Fonte: Tennis365