Uma mudança aparentemente pequena no calendário do tênis para 2026 promete fazer uma grande diferença para os principais jogadores do circuito.
O Aberto de Cincinnati, um dos torneios Masters 1000 que acontece logo antes do US Open, anunciou que suas finais terão volta ao domingo, encerrando o evento em 23 de agosto. Nos últimos dois anos, as finais de simples aconteceram às segundas-feiras, uma alteração feita inicialmente em 2024 para ajustar a programação devido aos Jogos Olímpicos de Verão.
“Acreditamos que realizar a final no domingo oferece a melhor experiência para o torneio”, afirmou Bob Moran, diretor do Aberto de Cincinnati, em comunicado oficial.
Tradicionalmente, o torneio sempre encerrou suas partidas finais aos domingos, mas a mudança para segunda-feira em 2024 e 2025 acabou gerando críticas, principalmente por comprometer o descanso dos atletas entre Cincinnati e o US Open.
Com a final de 2026 no domingo, os jogadores ganham um dia extra antes do início do US Open, marcado para começar em 30 de agosto. Alguns tenistas terão uma semana completa de descanso, enquanto outros podem ampliar o intervalo entre competições de um para dois dias, especialmente se o US Open mantiver o formato contestado da chave de duplas mistas adotado em 2025.
O formato de duplas mistas do US Open 2025 mudou bastante, aumentando o prêmio em dinheiro para atrair estrelas do simples. Contudo, o torneio começou no dia 19 de agosto, um dia após as finais masculinas e femininas do Aberto de Cincinnati, o que gerou um calendário extremamente apertado para quem disputou ambos, como os campeões Carlos Alcaraz e Iga Świątek. A polonesa chegou a comentar que essa foi “a virada de agenda mais extrema” que já enfrentou, relatando um ritmo frenético logo após a conquista em Ohio.
O Aberto de Cincinnati, realizado em Mason, Ohio, é gerenciado pela Beemok Sports & Entertainment, empresa do empresário Ben Navarro, pai da jovem promessa Emma Navarro, atual 15ª do ranking mundial feminino. Ben Navarro adquiriu os direitos do torneio em 2022 e optou por manter o evento no estado de Ohio, abrindo mão de transferência para cidades como Charlotte ou Chicago.
Vale lembrar que Jannik Sinner, que perdeu a final do Aberto de Cincinnati em 2025 para Alcaraz por conta de uma doença, acabou desistindo da chave de duplas mistas do US Open daquele ano.
Até o momento, a organização do US Open ainda não divulgou como será o calendário da competição de duplas mistas para 2026.
Outro dado importante anunciado foi o público recorde de 285.571 pessoas no Aberto de Cincinnati deste ano, ano em que o torneio iniciou uma transformação de campus no valor de 260 milhões de dólares.
Por fim, a programação do Aberto de Cincinnati em 2026 vai coincidir parcialmente com o Masters 1000 do Canadá, que será realizado de 1º a 13 de agosto. Notavelmente, as finalistas da edição feminina em Montreal em 2025, Victoria Mboko e Naomi Osaka, optaram por não disputar o Aberto de Cincinnati naquele ano.
A volta da final no domingo em Cincinnati é uma notícia que certamente deve ser bem-vinda pelos jogadores e fãs do tênis, pois equilibra o calendário e pode elevar o nível das disputas rumo ao último Grand Slam da temporada.
Fonte: Front Office Sports
