Carlos Alcaraz, o jovem prodígio espanhol do tênis de 22 anos, revelou que seu maior objetivo para a próxima temporada é conquistar seu primeiro título no Australian Open. Em uma conversa no programa esportivo noturno espanhol El Partidazo de Cope, ele confessou que prefere levantar o troféu em Melbourne Park a repetir os títulos conquistados no ano passado no Roland Garros (saibro) e no US Open (quadra dura).
Atual número 1 do mundo no ranking da ATP, título que garantiu recentemente ao finalizar a ATP Finals no topo, Alcaraz destacou que as campanhas mais avançadas que teve no Australian Open foram quartas de final em 2024 e 2025. “Em 2026, eu preferia ganhar o Australian Open sozinho do que conquistar dois Grand Slams repetidos”, afirmou com ambição.
Reconhecendo o alto nível da elite do tênis, ele ponderou: “Estou longe de ser o melhor jogador da história, porque ainda há muitos que podem me derrotar, e também já perdi para muitos. Não sou o melhor, apesar do ranking mostrar que sou.”
No último Australian Open, Alcaraz foi eliminado nas quartas após uma batalha intensa contra Novak Djokovic, um dos maiores da história do esporte, em uma partida que terminou em 4-6, 6-4, 6-3, 6-4 para o sérvio. Djokovic, por sua vez, acabou se aposentando da semifinal lesionado, mas segue firme em busca do 25º título de Grand Slam da carreira e do 11º Australian Open na próxima edição.
Alcaraz também não esconde seu desejo de se igualar – e até superar – os lendários recordes de Djokovic. “Assinaria agora a ficha para vencer 23 Grand Slams sem pensar duas vezes. Quero ser o maior vencedor, ultrapassar Djokovic, mas chegar a 23 é algo sério”, declarou. O espanhol sonha em ser lembrado ao lado de gigantes como Rafael Nadal, Roger Federer e o próprio Djokovic no hall dos maiores nomes do tênis ao fim da carreira.
A temporada 2024 foi a melhor da vida do tenista, que venceu três finais de Grand Slam: o título histórico no saibro de Roland Garros, onde derrotou Jannik Sinner, a conquista no US Open também contra Sinner, e uma final duríssima no Wimbledon, onde foi superado pelo italiano.
Com boa sequência, Alcaraz está novamente nas semifinais do ATP Finals e enfrentará o canadense Félix Auger-Aliassime na próxima rodada, na busca pelo seu primeiro troféu desse evento prestigioso que fecha a temporada.
O talento espanhol segue mostrando maturidade e foco para se tornar um dos maiores da história, e sua prioridade é clara: finalmente derrubar o bloqueio no Australian Open e brilhar na temporada de 2025.
Fonte: KFGO
