Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, mostrou muita resistência ao vencer o argentino Sebastian Baez por 6-4 e 6-2 em sua estreia no ATP 500 de Tóquio, nesta quinta-feira (AEST). O jovem espanhol de 22 anos, que recuperou a liderança do ranking mundial após vencer o US Open no início do mês, enfrentou um grande susto ao machucar o pé esquerdo logo no começo da partida.

Com o placar empatado em 2-2 no primeiro set, Alcaraz precisou pedir atendimento médico após torcer o tornozelo ao se esticar para devolver uma bola. Mesmo com a dor e uma imobilização no pé, ele voltou à quadra determinado e conseguiu quebrar o saque de Baez para assumir a liderança por 5-4, fechando o set em seguida com seu saque.

Após uma breve suspensão devido à chuva, o espanhol dominou o segundo set, não enfrentando nenhum ponto de quebra e garantindo a vitória após cerca de uma hora e meia de jogo. Com esse resultado, ele elevou seu retrospecto na temporada para impressionantes 63 vitórias e apenas 7 derrotas, vencendo 48 das últimas 51 partidas disputadas.

“Eu estava com medo, não vou mentir. Senti meu tornozelo e não parecia nada bom. Estou feliz por ter conseguido continuar jogando depois disso”, confessou Alcaraz.

O campeão do US Open comentou ainda sobre sua tentativa de recuperação para os próximos desafios: “Vou tentar estar pronto para a próxima partida. Foi um azar. Nos primeiros cinco minutos achei que não conseguiria continuar.”

Alcaraz busca se tornar apenas o sexto tenista na história a conquistar o título de Tóquio ocupando a liderança do ranking mundial. Seu próximo adversário será o belga Zizou Bergs, em confronto válido pela segunda rodada do torneio.

O ATP 500 de Tóquio é realizado em quadras duras e é uma etapa importante na preparação dos jogadores para o fim da temporada, com pontos importantes para o ranking mundial em jogo.

Fonte: nine.com.au