O australiano Alex de Minaur já sabe que sua aventura no ATP Finals em Turim será um verdadeiro desafio de Hércules. Ele vai enfrentar ninguém menos que o número 2 do mundo, Carlos Alcaraz, e o recordista de títulos de Grand Slam, Novak Djokovic.

Conhecido como “Demon” pelos fãs, De Minaur está no “Grupo Jimmy Connors”, junto com o americano Taylor Fritz. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais dessa competição que reúne os oito melhores tenistas da temporada e começa neste domingo.

O outro grupo, chamado “Grupo Bjorn Borg”, conta com o atual número 1 do mundo e campeão defensor Jannik Sinner, além de Alexander Zverev, Ben Shelton e um lugar que será ocupado por Felix Auger-Aliassime, do Canadá, ou Lorenzo Musetti, da Itália. Auger-Aliassime está quase garantido na vaga final, a menos que Musetti conquiste o título em Atenas nesta semana – ele já está nas semifinais após vencer Alexandre Muller por 6-2 6-4.

Para De Minaur, que ocupa a 7ª posição no ranking mundial, não seria surpresa enfrentar adversários duríssimos, já que o torneio reúne apenas os melhores do ano. No ano passado, o australiano estreou aqui e não venceu nenhuma partida no round-robin, mas este ano chega com expectativas maiores e mentalidade positiva.

Entre seus dois desafios mais temidos, De Minaur provavelmente prefere cair no grupo com Alcaraz, apesar de ter perdido as quatro vezes que se enfrentaram até hoje, incluindo uma final em Roterdã neste ano. Isso porque seu maior rival é o italiano Jannik Sinner, que tem um histórico avassalador de 12 vitórias em 12 confrontos diretos contra ele.

Por outro lado, ainda há uma incógnita quanto à presença de Djokovic, que já foi campeão do ATP Finals e está buscando sua 18ª participação nesse evento. O sérvio, que derrotou De Minaur em Wimbledon neste ano, está disputando o torneio em Atenas e só vai decidir sua participação em Turim após a competição grega.

Taylor Fritz, número 4 do mundo, é outro adversário de peso no grupo de De Minaur. Os dois têm um histórico equilibrado de cinco vitórias para cada lado, mas não se enfrentaram nesta temporada. Fritz venceu De Minaur na fase de grupos do ATP Finals do ano passado, disputado na Inalpi Arena, palco desta edição também.

Outro destaque é Alexander Zverev, terceiro do ranking mundial, que vem de uma derrota complicada para Sinner por 6-0 6-1 na semifinal do Masters de Paris, afetado por problemas no tornozelo. O alemão também perdeu para Sinner na final do torneio de Viena na semana anterior, e não deve estar animado em cair novamente no caminho do italiano.

Enquanto Djokovic e Musetti ainda competiam na quinta-feira, De Minaur e Sinner aproveitaram o dia para treinar na Inalpi Arena, a três dias do início da disputa que promete muitas emoções até o fim da temporada.

Fonte: AAP News