
Alex de Minaur encara desafio gigante contra Novak Djokovic em Wimbledon 2025
7 de julho de 2025 às 19:15
O maior tenista masculino da Austrália na atualidade, Alex de Minaur, está prestes a enfrentar um grande desafio no torneio de Wimbledon 2025: o confronto contra o número 1 do mundo, Novak Djokovic, pelas oitavas de final do Grand Slam britânico.
A rivalidade entre os dois tem história recente. Exatamente um ano atrás, eles estavam marcados para se enfrentarem nas quartas de final do All England Club, mas De Minaur acabou lesionado no quadril, o que deu a Djokovic uma classificação por WO.
Um ano depois, o australiano se recuperou completamente e chega para o duelo como um forte candidato a surpreender o dono de 24 títulos de Grand Slam.
Daniela Hantuchova, ex-tenista e comentarista da Stan Sport, acredita que De Minaur está em forma e saudável para um embate físico e intenso. “Ele está saudável, acho que ele precisa transformar o jogo em uma batalha física porque é um dos jogadores mais preparados fisicamente e, apesar de Djokovic estar jogando muito bem, sempre tudo pode acontecer por ele ser o campeão que é.
“Ainda precisamos levar em conta a idade do Novak, então se o jogo se estender, Alex tem que fazer os ralis durarem o máximo possível e transformar a partida em uma disputa física. Djokovic vai tentar encurtar os pontos e ser preciso no saque, que tem sido um dos seus melhores golpes. Vai ser uma missão muito difícil, mas acredito que é possível.”
A partida está marcada para ser o primeiro jogo na Quadra Central de Wimbledon a partir das 10h30 (horário local), prometendo um espetáculo para os fãs do tênis. A cobertura completa do torneio está disponível na Stan Sport com dois jogos em 4K UHD, além de transmissões gratuitas em alguns canais.
Antes do confronto, De Minaur admitiu que apesar de seu nível de jogo não estar tão alto quanto na temporada passada, seu preparo mental está em outro patamar. “Estou mais preparado mentalmente para esta próxima partida. Foi um ano difícil, mas acredito que o jogo e o tênis vão evoluir.”
Djokovic também reconhece a melhora do adversário. “Nos últimos 12 meses, Alex tem demonstrado muita consistência e está muito forte fisicamente. Acho que ele está jogando seu melhor tênis na grama – ele gosta da bola baixa, se mantém com postura baixa, joga de forma rápida e absorve bem a velocidade. Será um grande jogo.”
Historicamente, De Minaur tem tido dificuldades contra jogadores do topo do ranking, com um retrospecto de 18 vitórias e 54 derrotas contra adversários do top 10 do ATP Tour. Recentemente, ele foi eliminado nas quartas de final do ATP de Barcelona e na primeira rodada do Australian Open por nomes como Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.
No confronto direto com Djokovic, o sérvio lidera por 2 a 1, após vitórias no Masters de Monte Carlo do ano passado e no Australian Open 2023.
Para surpreender o cabeça de chave número 6, De Minaur precisará de um começo forte. Hantuchova reforça essa importância: “Quando você tem um retrospecto negativo contra qualquer adversário, começar bem é fundamental, principalmente na Quadra Central de Wimbledon, considerando o histórico do Djokovic aqui.”
A expectativa é de um confronto eletrizante que colocará à prova a evolução mental e física do jovem australiano contra a experiencia e habilidade de um dos maiores tenistas de todos os tempos.
Fonte: Nine News Australia