Imagem de destaque do post: Alex de Minaur pode chegar às semifinais de Wimbledon, prevê lenda do tênis Todd Woodbridge

Alex de Minaur pode chegar às semifinais de Wimbledon, prevê lenda do tênis Todd Woodbridge

26 de junho de 2025 às 16:56

Alex de Minaur começou 2025 com tudo, mas passou por momentos de instabilidade nas últimas semanas. O australiano de 26 anos garantiu sua quarta aparição consecutiva nas quartas de final de Grand Slam em janeiro, ao vencer Alex Michelsen na fase de oitavas do Australian Open.

Com esse embalo, De Minaur apresentou ótimas atuações tanto em quadras duras quanto no saibro, chegando à final do ATP de Roterdã e às semifinais do Masters de Monte Carlo. Porém, sua sequência em Grand Slams acabou no Aberto da França, onde foi eliminado na segunda rodada pelo cazaque Alexander Bublik.

Após duas derrotas seguidas, De Minaur também caiu na estreia do torneio do Queen’s Club para o tcheco Jiri Lehecka.

Agora, de olho em Wimbledon, o campeão de 22 Grand Slams de duplas Todd Woodbridge deu sua opinião sobre as chances de De Minaur no All England Club. Woodbridge, que conquistou 16 títulos de duplas masculinas e seis de duplas mistas, falou ao canal Australian Open TV no YouTube.

“Eu acho que as chances dele são boas, ele chega com uma preparação bem diferente”, disse Woodbridge. “Ele ficou chateado com a derrota em Paris e não teve tantas oportunidades de jogar em grama quanto gostaria. Mas, para ele, isso na verdade é uma preparação ótima, porque ele precisava descansar um pouco — ele estava cansado depois da temporada de saibro.”

O ex-jogador de 54 anos também destacou o que De Minaur precisa fazer para avançar longe no torneio de Wimbledon: “Ele sabe que pode jogar muito bem em grama, mas precisa baixar um pouco suas expectativas. Ele quer muito, e isso já atrapalhou seu desempenho aqui no passado. Espero que agora ele consiga relaxar, sem ficar preso à pressão.”

Woodbridge ainda arriscou um palpite sobre até onde De Minaur pode chegar: “Sim, ele pode chegar às semifinais. A chave do torneio será muito importante. Ele está logo fora do top 10 atualmente, depende muito de onde vai cair no sorteio. Mas se conseguir evitar chaves com Alcaraz e Sinner, essa semifinal está bem possível.”

De Minaur quer muito fazer boa campanha em Wimbledon este ano, ainda mais depois de ter que abandonar as quartas de final na última edição por lesão, contra Novak Djokovic, sete vezes campeão em Londres. Naquele torneio, ele havia acabado de superar Arthur Fils na quarta rodada.

Sobre a disputa para se classificar ao ATP Finals no fim da temporada, De Minaur parecia firme nos primeiros meses de 2025, assim como em 2024. Contudo, com as recentes dificuldades, ele caiu para a nona posição na “Race to Turin”, atrás de nomes como Carlos Alcaraz, Jannik Sinner e Novak Djokovic.

Apesar disso, está a apenas 65 pontos de Tommy Paul, o oitavo colocado, e uma boa performance em Wimbledon pode colocá-lo de volta no top 8.

A performance de De Minaur em Grand Slams mostra que Wimbledon é seu segundo torneio menos vitorioso, com 67% de aproveitamento nos jogos que disputou até hoje. Confira um panorama de seus melhores resultados e histórico nas chaves principais dos quatro majors:

TorneioMelhor campanhaResultado mais recenteVitórias-Derrotas% de aproveitamento
Australian OpenQuartas – 2025Quartas – 202518-869%
Roland GarrosQuartas – 20242ª rodada – 20258-947%
WimbledonQuartas – 2024Quartas – 202410-567%
US OpenQuartas – 2020, 2024Quartas – 202418-869%

Só o tempo dirá se o jovem australiano vai conseguir melhorar sua trajetória em Wimbledon, que começa em 30 de junho de 2025.

Fonte: The Tennis Gazette