A jovem tenista filipina Alex Eala, de apenas 20 anos, inicia sua jornada pelo circuito asiático no Jingshan Tennis Open, competição que faz parte do Jingshan International Tennis Tournament Center, localizado na província de Hubei, na China.
Eala chega ao torneio como cabeça de chave número 1 e estreia contra a bielorrussa Aliona Falei na rodada de 32 do simples feminino. A partida está marcada para as 10h da manhã de segunda-feira, horário de Manila.
Recém-chegada de uma curta temporada de descanso em Manila, Eala vem embalada após grandes atuações em torneios no México e no Brasil. Recentemente, ela conquistou seu primeiro título na WTA ao vencer o Guadalajara 125 Open, torneio realizado no México, o que alavancou sua posição no ranking mundial para o 57º lugar.
Antes disso, Alex surpreendeu o mundo do tênis ao chegar às semifinais do Miami Open, em abril, um torneio de prestígio que reúne as principais atletas do circuito. Durante essa campanha, ela derrotou campeãs de Grand Slam como Jelena Ostapenko (Letônia), Madison Keys (EUA) e Iga Swiatek (Polônia), consolidando-se como uma das jovens promessas do esporte.
Por outro lado, sua adversária Aliona Falei, 21 anos, tem uma trajetória um pouco diferente. Ocupando atualmente a 323ª posição no ranking, sua melhor marca foi o 173º lugar no ano passado. Apesar disso, Falei já participou do quadro principal de grandes torneios como Roland Garros e US Open em 2024, além do Australian Open neste ano, e carrega no currículo cinco títulos da Federação Internacional de Tênis (ITF).
Caso Eala vença essa partida, sua próxima oponente será a vencedora do confronto entre a japonesa Mei Yamaguchi, 269ª do mundo, e a hongconguesa Hong Yi Cody Wong, atualmente na 228ª colocação.
Apesar do favoritismo claro para a filipina, o tênis profissional é cheio de surpresas. Alex sabe disso muito bem, já que na sua última participação no São Paulo Open, torneio disputado no saibro brasileiro, sofreu uma derrota inesperada nas quartas de final contra Janice Tjen, da Indonésia. Tjen, que pode ser adversária de Eala nos próximos Jogos do Sudeste Asiático, chegou até a final, mas acabou derrotada pela francesa Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah, 131ª do ranking.
Após o Jingshan Tennis Open, Alex Eala seguirá na China para disputar o Wuhan Open, um dos torneios mais importantes do circuito feminino, categoria WTA 1000, que acontecerá entre 6 e 12 de outubro. Esse evento será uma oportunidade para a jovem promessa testar seu nível contra as maiores estrelas do tênis mundial, incluindo a número 1 do ranking mundial Aryna Sabalenka, que, aliás, desistiu do China Open de 2025 para focar na defesa do título em Wuhan.
Com muita expectativa da torcida, Alex Eala busca se firmar ainda mais entre as melhores do mundo e continuar escrevendo seu nome na história do tênis.
Fonte: Tribune
