2025 tem sido um ano inesquecível para Alex Eala, a jovem estrela filipina que vem mostrando um talento de sobra no circuito mundial. Após feitos históricos no Miami Open e no US Open, Alex conquistou seu maior título até hoje ao vencer o WTA 125 de Guadalajara, no México, e logo depois avançou às quartas de final do SP Open, disputado em São Paulo.
Com duas competições consecutivas nas Américas, a tenista de apenas 20 anos agora se prepara para a fase asiática da temporada, uma parte fundamental do calendário que promete muitos desafios e oportunidades para ela e outras jogadoras.
Próximo desafio: Jingshan Tennis Open (22 a 28 de setembro)
Depois dessa sequência intensa, Alex decidiu dar um tempo para recuperação, mas já tem compromisso marcado para voltar às quadras no torneio de Jingshan, na China, a partir do dia 22 de setembro. Mesmo tendo ranking para jogar o China Open, um WTA 1000 disputado em Pequim, ela optou por disputar o WTA 125 em Hubei.
Hoje, ocupando o 57º lugar no ranking mundial, Alex é a principal favorita do torneio, com a australiana Talia Gibson, número 123 do mundo, como segunda cabeça de chave. Assim como em Guadalajara, o campeão garantirá 125 pontos no ranking e terá a chance de levar para casa uma premiação total de US$160 mil.
E depois de Jingshan: opções e possibilidades
A partir do torneio chinês, o roteiro de Alex ainda não está totalmente definido. Ela não está confirmada para o Wuhan Open, também WTA 1000 e a segunda etapa chinesa dessa fase, que começa em 6 de outubro. No entanto, a possibilidade de receber um convite não está descartada, já que Alex estreou nesse evento em 2025 graças a um wildcard, embora tenha sido eliminada logo na primeira rodada pela tcheca Katerina Siniakova.
Caso prefira continuar acumulando experiência nos WTA 125, ela pode escolher entre o Suzhou Ladies Open, que começa em 29 de setembro, e o Jinan Open, a partir de 13 de outubro.
Além disso, há uma série de torneios WTA no calendário de outubro e novembro que podem estar no radar da filipina. Uma outra grande possibilidade para fechar o ano é a participação nos Jogos do Sudeste Asiático (SEA Games), que serão em Bangcoc, na Tailândia, em dezembro.
Vale lembrar que Alex Eala já tem três medalhas de bronze conquistadas nos SEA Games de 2021, quando tinha apenas 16 anos. Agora, com mais experiência, ela pode mirar no ouro e fazer história para seu país.
Alex tem sido uma das jovens mais promissoras do tênis mundial, inclusive participando do Programa Rafa Nadal Academy, que tem revelado vários talentos globais. Assim, o fim da temporada promete muitas emoções para a filipina que vem despontando como uma estrela em ascensão.
Fonte: tennis365