O tenista cazaque Alexander Bublik lançou uma reflexão polêmica ao comentar a surpreendente conquista de Valentin Vacherot no Masters 1000 de Xangai, torneio que contou com a ausência dos astros Jannik Sinner e Carlos [Alcaraz](/em/alcaraz/). Segundo Bublik, o triunfo do monegasco reflete uma “falha” dos atletas mais bem ranqueados do circuito.
Valentin Vacherot, antes da campanha histórica em Xangai, tinha apenas uma vitória em nível ATP, conquistada na primeira rodada do Masters 1000 de Monte Carlo em 2023. No entanto, na China, Vacherot eliminou cinco jogadores do top 20, incluindo o gigante Novak Djokovic nas semifinais – o maior destaque do torneio – e derrotou o primo Arthur Rinderknech na final, em um duelo contra um adversário que vinha em grande fase.
“Se ele conseguiu ganhar um Masters, a culpa é nossa. Todos nós falhamos. Não nos preparamos o suficiente para o Masters. São todos nós, de certa forma. Ele derrubou quantos top-20? Dois top-10? Ele ganhou um Masters. Do outro lado, tem o Arthur matando geral. Então, acho que a pergunta é para a gente”, declarou Bublik em entrevista para a Tennis TV.
A crítica de Bublik aponta para o que ele vê como um nível abaixo do esperado na ATP, se comparado a nomes como Sinner e Alcaraz, ambos ausentes ou desfalcados na etapa chinesa. Alcaraz, que é uma das maiores estrelas do tênis mundial e seis vezes campeão de Grand Slam, não participou do torneio por uma lesão no tornozelo sofrida no Japão, enquanto Sinner abandonou a terceira rodada por cãibras severas.
“Por que estamos em Xangai no fim da temporada? Quantos de nós venceram muitos títulos? Quantos talvez tenham conquistado alguns Slams, Masters, e mesmo assim não conseguimos parar esses dois caras? Essa é a pergunta para a gente”, completou Bublik.
Durante a campanha em Xangai, Vacherot eliminou o cabeça de chave número 1 Tomas Machac após este conceder um walkover. Em seguida, derrubou Tallon Griekspoor, Holger Rune e Novak Djokovic, o que o tornou o primeiro jogador de Mônaco a conquistar um título Masters 1000 na história.
Apesar da grande vitória, Vacherot não repetiu o desempenho nos Swiss Indoors, onde foi derrotado em três sets pelo favorito Taylor Fritz na primeira rodada. O jovem atleta de 26 anos iniciou o torneio de Xangai como o 204º do mundo e atualmente já figura na posição 39 do ranking.
Já Alexander Bublik também vem tendo uma boa temporada em 2023, ficando atrás apenas de Carlos [Alcaraz](/em/alcaraz/) em número de títulos conquistados, com quatro títulos sendo um ATP 500 entre eles. O cazaque faturou o ATP de Halle, na grama, ao vencer Daniil Medvedev, e também triunfou no ATP de Gstaad contra Juan Manuel Cerundolo, no saibro suíço. Depois, levou o Austrian Open Kitzbuhel, e encerrou sua série positiva ao conquistar o Hangzhou Open diante de Valentin Royer.
“Se você me perguntasse se eu conseguiria ganhar três ATP 250, eu provavelmente diria que três é difícil, talvez um. Eu já ganhei títulos, mas quatro é bastante. Estive mentalmente muito estável nos momentos decisivos, algo que não consegui fazer em Xangai, por exemplo, onde tive minhas chances”, confessou Bublik em entrevista ao Sky Sports.
Atualmente, Bublik está disputando o ATP de Viena, onde venceu Alejandro Tabilo na primeira rodada e agora tem pela frente Francisco Cerundolo. Os dois já se enfrentaram uma vez, nas quartas de final do Australian Open 2023, com vitória do argentino em quatro sets. Cerundolo, que possui três títulos ATP no currículo, busca seu primeiro título em Viena; ele eliminou Alex Michelsen na rodada inicial.
Para acompanhar tudo sobre o circuito mundial e os bastidores do tênis, continue acompanhando o Esporte Tênis!
Fonte: FirstSportz
