A ATP anunciou oficialmente nesta quinta-feira a criação de um novo torneio Masters 1000, que será disputado anualmente na Arábia Saudita a partir de 2028. Esta é a primeira expansão da categoria top de tênis masculino desde a criação dos Masters 1000 em 1990.

O evento será disputado em quadras duras e acontecerá “no início da temporada” em uma cidade ainda não divulgada, com duração prevista de uma semana. A informação foi revelada pelo presidente da ATP, Andrea Gaudenzi, durante coletiva de imprensa em Paris.

Atualmente, o circuito conta com nove Masters 1000 realizados em Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Madri, Roma, Toronto/Montreal, Cincinnati, Xangai e Paris. Com essa novidade, o calendário de elite do tênis masculino passará a ter 10 competições deste nível.

Segundo Gaudenzi, “este é um momento de orgulho para nós, resultado de uma jornada de anos”. A iniciativa surge em um momento delicado do circuito, no qual alguns jogadores têm reclamado do ritmo intenso da temporada, que vai de janeiro a novembro.

Vale destacar que, diferente da maioria dos Masters 1000, o novo torneio saudita não será obrigatório para os jogadores, mantendo o sistema aberto da ATP que oferece liberdade para escolha dos eventos a disputar. “Nosso sistema aberto tem muitas vantagens porque oferece liberdade e opções para os jogadores”, disse Gaudenzi, acrescentando que, no entanto, eles não podem escolher livremente em relação a Slams, Masters, ATP 500 e 250, além dos eventos de equipes e exibições, como o recente Six Kings Slam.

Falando nisso, o Six Kings Slam foi realizado recentemente na Arábia Saudita, reunindo grandes estrelas como o número 1 do mundo, Carlos Alcaraz, além de Jannik Sinner e Novak Djokovic, que também têm gerado grande interesse mundial.

O novo Masters será resultado de um acordo com a SURJ Sports Investments, uma empresa ligada ao Fundo Público de Investimento da Arábia Saudita (PIF), que tem investido fortemente para aumentar a presença do país em grandes eventos esportivos. O investimento exato para organizar o torneio não foi revelado.

A Arábia Saudita já é sede das WTA Finals desde 2024, evento que reúne as melhores tenistas da temporada, e também passou a abrigar as Next Gen ATP Finals, campeonato que reúne os oito melhores jovens jogadores sub-20 ao fim de cada ano, desde 2023.

Um representante saudita próximo ao acordo afirmou que “o tênis é um dos esportes que acreditamos que vai crescer muito”. Ele destacou a infraestrutura existente no país e o grande acesso da modalidade à juventude local como pontos-chave que atraem o interesse do PIF. “Esse projeto preenche todos os requisitos estratégicos do Fundo”, completou.

Além disso, o PIF já estabeleceu seu nome nas classificações ATP e mantém parcerias com eventos Masters 1000 importantes, como Indian Wells, Miami e Madri.

Com essa novidade, o cenário do tênis mundial poderá ver uma renovação da disputa logo no começo do ano, e a Arábia Saudita se consolida como um importante palco internacional da modalidade, aumentando seu protagonismo no esporte global.

Fonte: Times of India