O poderoso agente de Hollywood e empresário Ari Emanuel está dando um novo passo de peso no mundo dos esportes e entretenimento ao lançar a MARI, sua empresa focada em eventos e experiências. A novidade veio após a MARI finalizar a aquisição do portfólio internacional de eventos de tênis da IMG, da organização de arte Frieze, além da participação majoritária na Barrett-Jackson, famosa casa de leilões de carros de colecionador e marca ligada ao estilo de vida automotivo premium.
Emanuel, que também é fundador e investidor principal da MARI, segue como presidente do WME Group e CEO da TKO Group, holding que controla gigantes como WWE (luta livre americana) e UFC (artes marciais mistas).
No mundo do tênis, a MARI assume eventos de altíssimo nível, incluindo dois torneios Masters 1000 da ATP e WTA 1000: o Miami Open apresentado pelo Itaú — um dos maiores eventos da América do Norte realizado no Hard Rock Stadium — e o Mutua Madrid Open, um dos principais torneios disputados no saibro na Europa. Além disso, a MARI gerencia outros torneios importantes da WTA, como o Mubadala Abu Dhabi Open, Mubadala Citi DC Open e o SP Open.
O portfólio também inclui partidas de exibição renomadas, como o Giorgio Armani Tennis Classic e o MGM Macau Tennis Masters, além da gestão de grandes competições da ATP como o Chengdu Open, Hong Kong Open, Japan Open e o prestigiado Rio Open, principal torneio brasileiro disputado no saibro.
Um diferencial da MARI está na união com o grupo proprietário do Miami Dolphins (e do Hard Rock Stadium), que também controla o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Miami, trazendo investidores de peso como Stephen Ross, Joe Tsai e fundos da Ares Management. Desde 2019, o Miami Open é realizado neste estádio, unindo tênis, futebol americano e Fórmula 1 em uma das arenas mais modernas e versáteis dos Estados Unidos.
A aquisição da Frieze reforça a abrangência da MARI para além do esporte, englobando um dos mais prestigiados eventos de arte contemporânea do mundo, incluindo feiras, revistas e plataformas digitais. Craig Jackson continuará na linha de frente da Barrett-Jackson, mantendo o legado da famosa casa de leilões.
Para liderar a estratégia e crescimento da MARI, Ari Emanuel se uniu a Mark Shapiro, veterano do setor e também investidor principal, que irá compor o conselho junto com o time executivo, que conta com Matt Cohn como managing partner e Ben Enowitz como CFO.
Além deles, o grupo de investidores da MARI é uma verdadeira constelação, com participação de fundos como Apollo, RedBird Capital Partners, Qatar Investment Authority, além de nomes individuais como Patrick Soon-Shiong, proprietário do Los Angeles Times, Eric Schmidt (ex-CEO do Google) e atletas de destaque como Luka Dončić (NBA), Anthony Edwards (NBA) e Sabrina Ionescu (WNBA).
Em entrevista, Ari Emanuel destacou o momento atual: “Eventos ao vivo e experiências nunca foram tão poderosos. À medida que as pessoas valorizam mais momentos do que coisas materiais — e com o trabalho híbrido e a inteligência artificial nos dando mais tempo livre — os esportes, arte, lifestyle e entretenimento ganham papel central. Na MARI, aproveitamos o impacto global da Frieze e o sucesso dos Opens de Madrid e Miami para criar novas formas do público se conectar e compartilhar suas paixões.”
Gerry Cardinale, fundador da RedBird Capital, também comentou: “Com a icônica combinação dos Opens de Miami e Madrid e a Frieze, a MARI já nasce em posição privilegiada para capturar o crescimento secular e a convergência dos direitos de propriedade intelectual premium nos esportes e entretenimento ao vivo. Temos orgulho de fazer parte dessa jornada com Ari e Mark.”
Rob Givone, parceiro da Apollo, destacou a importância do momento: “Estamos animados em apoiar Ari Emanuel, Mark Shapiro e equipe na construção de um portfólio de ativos de experiências, com enorme potencial de crescimento nos esportes e eventos ao vivo.”
Essa movimentação mostra como o mercado global de entretenimento esportivo e cultural está cada vez mais integrado e estratégico, com players buscando unir experiência, tecnologia e marcas globais para novos formatos e públicos.
Fonte: Variety