Imagem de destaque do post: Quatro tenistas australianos avançam na fase classificatória de Wimbledon 2025

Quatro tenistas australianos avançam na fase classificatória de Wimbledon 2025

24 de junho de 2025 às 10:26

Na segunda-feira, no complexo de Roehampton, na Inglaterra, começou a fase classificatória para Wimbledon 2025, e quatro tenistas australianos já garantiram vaga na segunda rodada do torneio preliminar. James McCabe, Tristan Schoolkate, Li Tu e Alex Bolt mostraram força e muita determinação na estreia dessa disputa que oferece uma chance valiosa para disputar um dos Grand Slams mais tradicionais do tênis.

James McCabe, de 21 anos, que venceu um título no circuito ITF Futures há apenas dez meses no mesmo local, fez sua estreia em qualificatórias de Wimbledon com uma vitória em sets diretos sobre o croata Borna Gojo. O jovem jogador de Sydney comentou sobre a emoção de competir em Wimbledon: “Estou muito grato por estar aqui, jogar um Grand Slam é o sonho de todo tenista. Roland Garros no mês passado foi meu primeiro Slam, agora é Wimbledon, é uma experiência incrível.” Na próxima rodada, McCabe enfrentará o argentino Roman Andres Burruchaga, cabeça de chave número 21.

Outro destaque é Tristan Schoolkate, o segundo favorito nas qualificatórias. Ele iniciou sua campanha com uma vitória sólida sobre o argentino Facundo Diaz Acosta em três sets, após um tenso primeiro set. Schoolkate mostrou grande domínio na rede, vencendo 47 pontos perto da rede contra apenas 15 do adversário, o que é um diferencial importante no jogo na grama, especialidade dele. Com sete vitórias nas últimas oito partidas em quadras de grama, o australiano demonstrou sua estratégia: “Sei que ele joga muito bem na linha de base e gosta de ficar mais atrás, então apostei em trazê-lo para a rede, tentar ditar o jogo na frente da quadra para aumentar minhas chances.”

Li Tu também avançou, surpreendendo o quarto cabeça de chave Daniel Elahi Galán, da Colômbia, com uma vitória em dois sets, repetindo o feito do ano anterior, quando também passou dessa fase. Já Alex Bolt manteve sua boa fase na grama ao eliminar o francês Harold Mayot por 6-3, 6-4.

Nem todos os australianos tiveram sorte: Omar Jasika foi eliminado pelo tcheco Dalibor Svrcina, 15º cabeça de chave, e Jason Kubler sofreu uma lesão no joelho direito, forçando sua desistência na estreia contra o britânico Oliver Bonding.

Confira os resultados completos da primeira rodada masculina das qualificatórias:

  • [2] Tristan Schoolkate [AUS] venceu Facundo Diaz Acosta [ARG] 6-7(7) 6-1 6-3
  • Li Tu [AUS] venceu [4] Daniel Elahi Galan [COL] 6-3 6-2
  • James McCabe [AUS] venceu Borna Gojo [CRO] 6-4 7-5
  • Alex Bolt [AUS] venceu Harold Mayot [FRA] 6-3 6-4
  • [15] Dalibor Svrcina [CZE] venceu Omar Jasika [AUS] 6-1 6-2

Na segunda rodada da qualificação masculina, os confrontos com australianos confirmados são:

Enquanto isso, as australianas começam sua jornada nas qualificatórias femininas em partidas equilibradas que prometem emoção, com nomes como Talia Gibson, Priscilla Hon, Daria Saville, entre outras, entrando em quadra para a primeira rodada.

A participação dos australianos na fase classificatória mostra a força e o potencial do país no tênis, principalmente no piso de grama, uma superfície que exige adaptação e um estilo de jogo agressivo e rápido. Agora é torcer para que James McCabe, Tristan Schoolkate, Li Tu e Alex Bolt sigam avançando e consigam chegar ao quadro principal de Wimbledon, realizando o sonho de jogar em um dos palcos mais icônicos do esporte.

Fique ligado no Esporte Tênis para mais novidades da temporada de Grand Slam!

Fonte: Tennis.com.au