Nos últimos anos, o tênis mundial tem sido dominado por dois nomes que viraram referência na ATP: Carlos Alcaraz e Jannik Sinner. Juntos, eles dividiram nada menos que oito Grand Slams consecutivos, um feito raríssimo que só foi superado por uma dupla de jogadores na história do circuito.

A rivalidade entre os dois tem sido intensa e emocionante, chegando ao ápice nas últimas três finais de grandes torneios, com Alcaraz levando a melhor no último US Open em uma partida memorável.

Após essa final, o ex-número 1 do mundo Boris Becker, que foi treinador de Novak Djokovic durante anos na era gloriosa dos “Três Grandes” – Federer, Nadal e Djokovic – deu sua visão sobre o panorama atual do tênis. Becker revelou que temia um período de vazio competitivo depois que Federer e Nadal pendurassem as raquetes, especialmente com Djokovic já na reta final da carreira.

Porém, o alemão ficou surpreso e satisfeito com o surgimento de jovens talentos como Alcaraz e Sinner, que têm feito o tênis viver um momento de boom, atraindo muito interesse dos fãs e da mídia. Apesar disso, ele gostaria de ver mais nomes brigando de igual para igual com essa dupla dominante.

E entre os nomes que despertam esperança, Becker destacou Jack Draper, jovem britânico que tem mostrado potencial para se tornar um adversário à altura de Alcaraz e Sinner, desde que consiga manter-se saudável.

“Eu fui um dos que duvidaram do que aconteceria depois de Djokovic, Nadal, Federer e Andy Murray,” afirmou Becker em entrevista ao talkSPORT. “Não esperava que a transição fosse tão rápida, mas felizmente, com Sinner e Alcaraz dominando o circuito, temos dois tenistas excelentes no auge. Vivemos um boom do tênis atualmente, o que é ótimo para os fãs.”

“Gostaria que existissem mais jogadores capazes de disputar com eles. Alcaraz e Sinner venceram juntos os últimos oito Grand Slams, isso reflete uma era de pura dominação. No entanto, espero que jovens como Jack Draper, que é um dos melhores quando está 100% fisicamente, possam ser mais consistentes e reduzir essa diferença.”

Infelizmente, Draper enfrentou problemas físicos e já anunciou o fim precoce de sua temporada 2025 devido a uma lesão no braço. Apesar disso, sua temporada foi um grande avanço com a conquista do título do Masters 1000 de Indian Wells em março, onde ele também derrotou o próprio Alcaraz – um feito raro, já que apenas seis jogadores conseguiram vencer o espanhol neste ano.

No retrospecto, Draper tem um recorde negativo contra Alcaraz (4 a 2) e ainda não enfrentou Sinner desde a final do US Open de 2024, que perdeu. A expectativa é que em 2026, após se recuperar da lesão, Draper volte a desafiar os atuais líderes do ranking.

Além de Becker, outro grande nome do tênis, o treinador Patrick Mouratoglou, já destacou Draper como um dos possíveis desafiantes do domínio de Alcaraz e Sinner. Em uma publicação no LinkedIn, Mouratoglou listou cinco atletas com potencial para competir de igual para igual no futuro próximo: além de Draper, também indicou Ben Shelton, Felix Auger-Aliassime, João Fonseca e Holger Rune.

Curiosamente, o atual número 5 do mundo, Taylor Fritz, que derrotou Alcaraz recentemente na Laver Cup, não apareceu nessa lista, o que gerou questionamentos. Mouratoglou explicou que Alcaraz costuma ter dificuldades após o US Open e que duvida que Fritz manterá esse nível de competitividade de forma consistente nos próximos anos.

“Alcaraz sempre teve dificuldades depois do US Open (o que também aconteceu com outras lendas no passado, como vimos na Laver Cup)”, comentou. “Manter a consistência até novembro é um dos grandes desafios na carreira dele. Qualquer um pode vencer qualquer dia se o adversário não estiver 100%. Quem pode derrubá-los? Só estou questionando. Se alguém acha que Fritz conseguirá isso consistentemente em três anos, anoto aí.”

O cenário do tênis masculino mundial continua em transformação, com grandes nomes surgindo que podem balançar a hegemonia vigente. Enquanto isso, os fãs acompanham atentos quem realmente conseguirá desafiar o reinado de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.

Fonte: The Tennis Gazette