Não é comum vermos o nome do ícone da NBA, LeBron James, sendo mencionado no universo do tênis, lado a lado com Novak Djokovic. Mas acontece que LeBron foi porta-bandeira olímpico ao lado da jovem promessa Coco Gauff durante os Jogos de Paris, em 2024, e parecia acompanhar bem de perto as partidas de tênis. O próprio James parabenizou Novak Djokovic após sua primeira medalha de ouro olímpica, conquistada na capital francesa.

Entre os protagonistas do tênis nos Jogos Olímpicos de Paris esteve também o norueguês Casper Ruud, atual número 13 do mundo e três vezes finalista de Grand Slam. Recentemente, em entrevista ao canal Overtime Tennis, Ruud fez uma declaração que chamou a atenção: numa comparação inusitada entre Djokovic e LeBron James, o norueguês afirmou que James poderia superar o sérvio em alguns testes físicos.

Ruud rasgou elogios ao número 1 do mundo ao afirmar que Djokovic é o “melhor atleta de qualquer esporte, da história”. Ele ainda afirmou que o sérvio superaria lendas do esporte como o quarterback Tom Brady, famoso jogador de futebol americano. Mas foi além: sugeriu que LeBron James também venceria Djokovic em determinados aspectos físicos.

“Novak é o maior atleta de todos os tempos, sem dúvida, na história dos esportes. Não quero fazer comparações porque acho besteira, mas se comparar as habilidades atléticas de Novak com as de Brady, o Brady é o GOAT [melhor de todos os tempos, na sigla em inglês], não me entenda mal. Acho que Novak venceria a maioria dos testes físicos. E da mesma forma, LeBron provavelmente bateria o Novak em certos testes físicos. Então, não sei, mas pra mim, Novak é o maior atleta que já existiu.”

Casper Ruud tem uma vivência direta contra Djokovic nas quadras — eles já se enfrentaram seis vezes, com um placar de 5 a 1 para o sérvio. A vitória mais recente foi justamente no Masters de Monte Carlo, em 2024, onde Ruud venceu em três sets. O último encontro entre eles em uma final de Grand Slam aconteceu em Roland Garros 2023, com vitória convincente de Djokovic no saibro parisiense.

Confira o retrospecto dos confrontos entre Casper Ruud e Novak Djokovic:

AnoTorneioResultado
2020Masters de Roma (SF)Djokovic venceu 7-5 6-3
2021ATP Finals (RR)Djokovic venceu 7-6(4) 6-2
2022Masters de Roma (SF)Djokovic venceu 6-4 6-3
2022ATP Finals (F)Djokovic venceu 7-5 6-3
2023Roland Garros (F)Djokovic venceu 7-6(1) 6-3 7-5
2024Masters de Monte Carlo (SF)Ruud venceu 6-4 1-6 6-4

O próximo encontro entre os dois pode acontecer no US Open, que começa no domingo, 24 de agosto de 2024. Além do torneio de simples, ambos participam da nova competição de duplas mistas, podendo se cruzar caso seus times avancem às semifinais.

Essa declaração de Ruud traz uma perspectiva curiosa ao debate sobre a importância da preparação física no tênis e em outros esportes, ressaltando o nível excepcional do sérvio, mas também reconhecendo que lendas de outras modalidades têm atributos físicos igualmente impressionantes.

Fonte: The Tennis Gazette