A jovem dinamarquesa Clara Tauson, número 19 do mundo, protagonizou uma grande zebra na edição 2025 do Canadian Open, ao eliminar a estrela polonesa Iga Swiatek, atual número 2 do ranking e campeã de Wimbledon recentemente. A vitória aconteceu na quarta rodada do torneio WTA 1000 disputado em Montreal, com parciais de 7-6(1), 6-3.
Essa foi a quinta vitória de Tauson contra jogadoras do top 10 na carreira e a segunda contra adversárias do top 5 nesta temporada — a primeira foi sobre a número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, no torneio de Dubai em fevereiro. Com este resultado, Clara se torna apenas a quinta tenista a derrotar tanto Swiatek quanto Sabalenka em 2025, grupo que também inclui Madison Keys, Mirra Andreeva, Coco Gauff e Jelena Ostapenko.
A vitória não só interrompeu uma sequência de nove vitórias de Swiatek, que incluía seu título histórico em Wimbledon, como também foi uma bela revanche para Tauson, que havia sido derrotada pela polonesa nas oitavas de final no Grand Slam britânico no mês passado, por 4-6 e 1-6.
Em entrevista após a partida, a dinamarquesa se mostrou emocionada e destacou a dificuldade do jogo: “É surreal. Totalmente surreal.” Sobre sua estratégia, falou:
“Eu estava jogando um tênis muito bom, mesmo com as condições difíceis do vento aqui. Tentei manter a cabeça fria e continuar trabalhando duro, mesmo após ter sido quebrada no segundo set.”
Ela mencionou também a importância da confiança para seguir em frente:
“Após vencer o primeiro set, eu sabia que precisava continuar pressionando, porque Iga nunca desiste e sempre vem com tudo. Foi muito bom conseguir essa vitória depois da derrota em Wimbledon e também da partida recente.”
Com o bom desempenho no Canadian Open, Tauson subiu duas posições no ranking ao vivo da WTA, alcançando a 17ª colocação, sua melhor marca na carreira até agora.
Agora, Clara enfrentará a experiente Madison Keys, número 8 do mundo e campeã do Australian Open, nas quartas de final em Montreal. A tenista de 22 anos busca seu quarto título na carreira, todos conquistados até agora em torneios WTA 250, visando seu maior troféu até hoje.
O Canadian Open, ou Aberto do Canadá, é um torneo WTA 1000, um dos principais eventos do calendário fora dos Grand Slams e representa uma excelente oportunidade para jogadores subirem no ranking e ganharem prestígio no circuito.
Fonte: Tennis365