
Coco Gauff recebe pedido de desculpas por declarações de Aryna Sabalenka após final do Roland Garros
19 de junho de 2025 às 18:31
A jovem americana Coco Gauff, que conquistou recentemente o título do torneio de Roland Garros, surpreendeu ao revelar que recebeu um pedido formal de desculpas da bielorrussa Aryna Sabalenka, após os comentários polêmicos feitos pela número 2 do mundo logo depois da final no saibro francês.
Sabalenka, que é a atual número 2 do ranking da WTA, chegou a afirmar que a vitória de Gauff não se deu por mérito da americana, mas sim por conta dos mais de 70 erros não forçados cometidos por ela durante a partida. “Ela (Gauff) venceu não porque jogou muito bem, mas porque eu errei bolas fáceis”, disse na ocasião.
Contudo, algumas semanas depois, Sabalenka esclareceu que não tinha intenção de minimizar o desempenho da adversária, admitindo que Gauff foi a melhor jogadora na final. A bielorrussa também destacou sua decepção com a qualidade do seu próprio jogo naquela partida.
A final, que durou duas horas e 38 minutos, foi uma disputa intensa, com a número 1 do mundo começando bem, mas Gauff mostrando uma impressionante resiliência para virar o jogo e vencer por 6-7(5), 6-2, 6-4, conquistando seu primeiro Grand Slam na carreira.
Apesar das críticas fortes que Sabalenka recebeu por suas declarações, Gauff optou por não alimentar a polêmica. Em entrevista ao programa “Good Morning America”, a americana falou pela primeira vez sobre o episódio, defendendo a adversária e mostrando empatia pelo que Sabalenka estava vivendo emocionalmente naqueles momentos difíceis.
Em entrevista recente à DW, Coco revelou também que recebeu uma mensagem de texto com um pedido de desculpas escrito pela bielorrussa. “Ela me mandou uma mensagem de texto há dois ou três dias, pedindo desculpas. Entendo que as emoções podem falar mais alto e coisas podem ser ditas. Agradeço o gesto dela porque fiquei um pouco surpresa com toda a situação. É como jogar sujeira para debaixo do tapete, e acho que todos nós deveríamos seguir em frente”, afirmou Gauff.
Sabalenka, por sua vez, se demonstrou arrependida dos comentários em outra entrevista concedida ao canal TNT. “Isso foi completamente não profissional da minha parte. Deixei as emoções me vencerem. Eu realmente me arrependo do que disse naquela hora. Todos nós cometemos erros, eu sou humana e ainda estou aprendendo na vida. Acho que todos temos dias em que perdemos o controle. A diferença comigo é que o mundo todo está vendo. Recebo muito mais críticas pelo que fiz do que outras pessoas”, disse a jogadora bielorrussa, que tem enfrentado enormes expectativas e pressão por ser uma das melhores do circuito.
Além disso, Madison Keys, amiga e rival de Gauff, também comentou a polêmica, dizendo: “Acho que a Coco não está nem aí para isso” — reforçando a postura madura da jovem campeã diante do episódio.
Esse episódio reforça como a tensão em grandes finais de Grand Slam no tênis pode gerar momentos de emoções à flor da pele, mas que o respeito continua sendo fundamental, especialmente entre atletas jovens e promissoras como Coco Gauff e Aryna Sabalenka.
Fonte: Sportskeeda