Emma Raducanu está a apenas um dia do início de sua campanha no US Open 2025, e a britânica está confiante para começar o torneio com o pé direito. Desde o seu surpreendente título em Nova York quatro anos atrás, Raducanu não conseguiu avançar em partidas na chave principal do Grand Slam americano. Mas, nesta edição, ela terá um sorteio mais favorável logo na primeira rodada: enfrentará a qualificatória Ena Shibahara.
Quem é Ena Shibahara?
Nascida no Japão, but representando os Estados Unidos até 2019, Ena Shibahara construiu uma carreira de muito sucesso no circuito de duplas, onde brilha há anos, mas vem tentando se destacar cada vez mais no simples.
Sucesso nas duplas
Shibahara é campeã de Grand Slam em duplas mistas, tendo conquistado Roland Garros em 2022 ao lado do holandês Wesley Koolhof. Além disso, ela chegou às semifinais do US Open em duplas mistas e já alcançou a 4ª colocação no ranking mundial de duplas da WTA.
Com 27 anos, Ena tem 11 títulos de duplas na WTA, incluindo conquistas importantes como o Miami Open 2021 e o Canadian Open de 2023 — ambos torneios WTA 1000. Ela também foi finalista no Australian Open 2023, quando jogou ao lado da compatriota Shuko Aoyama. Na semifinal daquele torneio, surpreenderam as cabeças de chave Coco Gauff e Jessica Pegula, mas acabaram derrotadas pela dupla tcheca formada por Katerina Siniakova e Barbora Krejcikova.
Apesar de estar focando mais no simples nos últimos anos, ela ainda mantém boas posições no ranking de duplas, atualmente em 65º lugar.
Carreira no simples
No simples, Ena está na 130ª colocação do ranking mundial, tendo alcançado sua melhor marca em julho passado, quando chegou ao 116º lugar. Seu título mais relevante em simples veio em um torneio W35 do circuito ITF, onde superou a jovem americana Iva Jovic no evento de primavera em 2024.
Shibahara também já disputou qualificatórios de Grand Slams, chegando ao segundo round no qualifying de Roland Garros e à rodada final em Wimbledon. No US Open, esta será sua segunda participação consecutiva na chave principal após superar o qualificatório também em 2024. Na estreia do ano passado, conquistou sua primeira vitória em chave principal de Slam ao vencer Daria Saville, mas parou diante da líder do ranking, Iga Swiatek.
Neste ano, como 20ª cabeça de chave no qualificatório, Ena passou sem perder sets, derrotando a jovem Kayla Day, a russa Elena Pridankina, e ainda a sexta favorita Varvara Gracheva para garantir sua vaga na chave principal.
Confronto direto com Raducanu
Este não é o primeiro duelo entre Emma Raducanu e Ena Shibahara. Elas se enfrentaram no ano passado no WTA 250 de Nottingham, onde a jovem britânica ainda buscava retomar seu melhor nível. Na ocasião, Raducanu foi dominante e venceu por 6-1, 6-4, avançando para as quartas de final.
Detalhes da estreia no US Open
A primeira rodada do US Open 2025, que começa no domingo pela primeira vez na história do torneio, terá o duelo entre Raducanu e Shibahara como um dos jogos que abrem a rodada no estádio Louis Armstrong. A partida está marcada para as 11h da manhã no horário de Nova York (16h no horário de Brasília).
O vencedor desse confronto enfrentará, na segunda rodada na quarta-feira, a vencedora entre a qualificatória Janice Tjen e a 24ª cabeça de chave Veronika Kudermetova.
A expectativa é grande para essa partida, que promete ser um teste importante para Raducanu, que busca reacender sua campanha vitoriosa no US Open, enquanto Shibahara sonha em dar a grande zebra no torneio.
Fonte: Tennis365