Pela segunda vez em três anos, a parceria formada por Gabriela Dabrowski, do Canadá, e Erin Routliffe, da Nova Zelândia, brilhou no US Open e conquistou o título de duplas femininas do Grand Slam norte-americano. Na final disputada na sexta-feira, as cabeças de chave número 3 surpreenderam a dupla favorita, composta pela norte-americana Taylor Townsend e a tcheca Katerina Siniakova, ao vencerem por 6/4, 6/4 em 1h29 de partida.

Essa vitória veio para vingar a derrota sofrida para Townsend e Siniakova na final de Wimbledon deste ano, quando perderam em sets diretos. Além da consagração, Dabrowski e Routliffe levaram para casa uma premiação de 1 milhão de dólares.

No momento da entrega do troféu, Routliffe fez questão de agradecer à parceira de longa data. “Taylor, Kat, vocês são um time incrível. Já enfrentamos muitas batalhas e tenho certeza que teremos mais pela frente. Parabéns pelo torneio espetacular que fizeram. Quero agradecer muito à Gaby. Nossa parceria é longa e sou muito grata por isso. Ganhamos nosso primeiro Grand Slam aqui, há dois anos, e repetir a dose agora é algo que me deixa muito feliz.”

Nos últimos anos, Dabrowski e Routliffe vêm construindo uma trajetória impressionante, superando até desafios pessoais, como a luta de Dabrowski contra câncer de mama no ano passado. “Erin, que jornada louca tivemos juntas. Passamos por muita coisa e é uma bênção poder estar aqui hoje como campeãs ao seu lado. Obrigada por não ter desistido de mim e pelo apoio constante”, disse a canadense emocionada.

Desde que se uniram em 2023, elas acumularam sete títulos, incluindo nada menos que dois US Open, o título do WTA Finals e o WTA 1000 de Cincinnati, conquistado em agosto. Este foi o terceiro título da dupla na temporada.

No currículo individual, Dabrowski agora soma dois Grand Slams em duplas femininas, dois em duplas mistas, além da medalha de bronze olímpica em duplas mistas. São ao todo 20 títulos de duplas no WTA, incluindo cinco WTA 1000 e o WTA Finals. Para Routliffe, ex-número 1 do mundo nas duplas, esta é a segunda conquista de Grand Slam e a 12ª no geral.

Após a conquista, as duas jogadoras tiveram significativa ascensão no ranking de duplas da WTA: Routliffe subiu quatro posições para o 3º lugar, enquanto Dabrowski alcançou o 4º, a apenas um degrau do seu melhor ranking da carreira. Além disso, elas também subiram para o 3º lugar na Corrida para o WTA Finals, praticamente garantindo presença no torneio de fim de ano em Riyadh.

Já Townsend e Siniakova mantêm as primeiras posições no ranking mundial e também garantiram vaga nas finais de novembro.

Na decisão, o jogo foi marcado por momentos decisivos logo no primeiro set. Após cinco jogos com ambos segurando o saque, Dabrowski e Routliffe conseguiram a quebra que lhes deu a liderança por 4-2, um ponto alto da partida com uma voleio de backhand certeiro. Townsend e Siniakova reagiram, devolvendo a quebra, mas as canadense e neozelandesa logo retomaram a vantagem para fechar o set.

No segundo set, Dabrowski e Routliffe chegaram a abrir 3-0, mas as cabeças de chave número 1 não deixaram barato e empataram o jogo em 4-4. Um destaque foi um ponto espetacular de Siniakova, que demonstrou porque é campeã de 10 Grand Slams em duplas, arrancando aplausos da torcida no Arthur Ashe Stadium.

No entanto, não houve reação suficiente e Dabrowski e Routliffe fecharam o jogo vencendo os últimos dois games e conquistando o título.

No fim, Routliffe agradeceu a torcida: “Nós amamos Nova York e a energia do público hoje foi demais, principalmente para as duplas femininas. Foi incrível ver tanta gente vibrando conosco. Obrigada a todos que vieram assistir!”

Dabrowski e Routliffe seguem mostrando que são uma das maiores duplas da atualidade e ainda prometem muita emoção nas quadras para quem acompanha o tênis feminino pelo mundo afora.

Fonte: WTA Tennis