À medida que a temporada de tênis vai avançando, vários jogadores estão sentindo o peso do calendário intenso na pele. No circuito masculino, o italiano Jannik Sinner, número 2 do mundo, teve que abandonar sua partida de terceiro round contra Tallon Griekspoor no Masters de Xangai devido a cãibras severas.
No circuito feminino, as desistências também aumentam. A jovem chinesa Qinwen Zheng, após se submeter a uma cirurgia no cotovelo, teve que abandonar novamente na China Open após reagudização da lesão, mostrando o quanto o calendário cansativo tem cobrado seu preço dos atletas.
Em meio a esse cenário, uma estrela da WTA causou impacto ao anunciar que vai desfalcar o restante da temporada 2025. Daria Kasatkina, ex-semifinalista do Grand Slam de Roland Garros e considerada uma das jogadoras mais talentosas da nova geração, usou seu Instagram para contar aos fãs que decidiu dar um tempo para cuidar da mente, do corpo e do coração.
Kasatkina escreveu:
“Estou bem.” Palavras que muitas mulheres já disseram, mesmo sabendo que não estão bem de verdade. Em 2025, essa frase virou um reflexo da minha realidade. Estou longe de estar bem há um bom tempo, e isso reflete nos meus resultados, os fãs percebem isso também.
Tentei esconder meus sentimentos para não parecer fraca, reclamona ou ingrata pela vida incrível que levo como tenista profissional. Mas a verdade é que bati em um muro e não consigo continuar sem uma pausa. Preciso de um tempo longe da rotina exaustiva da turnê, das malas, da pressão e das mesmas caras (desculpa, garotas). A agenda está pesada demais para mim, mental e emocionalmente, e infelizmente não estou sozinha nessa.
Além disso, o estresse emocional por causa da mudança de nacionalidade, a impossibilidade de ver meus pais (quatro anos longe do meu pai) e as batalhas para obter elegibilidade total para competir na Austrália se acumulam.
Está pesado demais para eu lidar enquanto compito com as melhores do mundo. Se isso me faz parecer fraca, tudo bem, eu sou fraca. Mas também sei que sou forte e vou ficar ainda mais forte me afastando, recarregando e me reorganizando.
É hora de ouvir a mim mesma, minha mente, meu coração e meu corpo. 2025 acabou para mim, e assim como eu, não foi um ano fácil.
Então, me junto ao clube dos que dão um tempo em 2025. Vou ficar bem e mal posso esperar para voltar com tudo em 2026! Com amor, Dasha.”
Desde sua semi em Roland Garros, Kasatkina tem enfrentado dificuldades nos resultados. Ela foi eliminada na terceira rodada do US Open pela eventual semifinalista Naomi Osaka e depois caiu logo na primeira rodada em alguns torneios importantes, como o Korea Open e o China Open.
Mais recentemente, a russa se retirou do Wuhan Open e agora anunciou que ficará afastada até janeiro, priorizando sua saúde mental e física para poder voltar renovada no próximo ano.
Esse anúncio reforça uma discussão cada vez mais presente no tênis sobre a pressão e o desgaste emocional que os atletas sofrem devido a calendários superlotados e outras adversidades pessoais.
Fonte: The Tennis Gazette