Novak Djokovic, um dos maiores tenistas da história, não tem qualquer intenção de encerrar sua carreira em breve e já planeja seguir competindo até 2026 e 2027, segundo o ex-nº 1 do mundo nas duplas e treinador Mark Knowles.
Completando 38 anos em maio, o sérvio levou seu tênis a um novo patamar ao conquistar seu 100º título de simples da ATP no ATP 250 de Genebra. Mesmo com a idade avançada para os padrões do esporte, Djokovic mantém a determinação que o consagrou, buscando continuar fazendo história.
Nesta temporada, Novak chegou às semifinais de todos os quatro Grand Slams – Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open –, um feito improvável para quem já está na faixa dos 30 anos. Apesar disso, ele enfrentou dificuldades para superar os rivais mais jovens em momentos decisivos: foi eliminado por Carlos Alcaraz no US Open, perdeu para Jannik Sinner em Wimbledon e Roland Garros, e teve de abandonar a semifinal do Australian Open contra Alexander Zverev por lesão no músculo posterior da coxa.
Após a derrota para Alcaraz, Djokovic admitiu as dificuldades de competir contra esses jogadores nas partidas em melhor de cinco sets, consideradas as mais desgastantes e tradicionais nos Slams.
“Vai ser muito difícil para mim no futuro superar a barreira de Sinner e Alcaraz nos jogos de melhor de cinco nos Grand Slams”, disse o sérvio. “Acho que tenho mais chance nos jogos de melhor de três, mas no melhor de cinco é complicado.”
Em entrevista ao podcast Inside-In, do Tennis Channel, Mark Knowles comentou o que tem ouvido sobre os planos do tenista, dissipando rumores sobre uma aposentadoria iminente:
“Sabe, é difícil especular sobre Novak. Acho que nenhum mortal comum encontraria motivação para continuar jogando, mas ele consegue.
“Felizmente, podemos acompanhar sua carreira e torcer para que os maiores de todos os tempos continuem em ação por muito tempo. Ele está desafiando o Tempo, algo admirável. Ninguém nunca venceu essa batalha, e ele está chegando perto.
“Pelo que ouvi, Novak vai jogar em 2026 e 2027. Não há qualquer pensamento por parte dele em desligar sua carreira. Ele claramente adora o desafio e ainda acredita muito em si mesmo.”
Knowles, que já treinou a estrela da WTA Jessica Pegula, também comentou sobre o planejamento do calendário do sérvio:
“Novak tem sido bastante transparente com sua agenda. Ele está extremamente focado nos grandes torneios, tentando alcançar o 25º título de Grand Slam.
“Obviamente, há uma questão de patrocínio envolvida, o que é ótimo. Novak é um privilegiado, e nós também por podermos assistir seus jogos.
“Eu não esperaria que ele disputasse muitos eventos fora dos majors. Seu terceiro ritmo ainda é melhor que o de muitos jogadores, mas não creio que veremos ele mudar para o quinto ou sexto ritmo.”
A luta de Djokovic contra o tempo e os jovens talentos do circuito segue inspirando fãs ao redor do mundo, enquanto o sérvio busca ampliar seu legado e se consolidar ainda mais como um dos maiores do tênis.
Fonte: Tennis365
