
Taylor Fritz e João Fonseca têm duelo suspenso por falta de iluminação em Eastbourne
25 de junho de 2025 às 21:01
O confronto entre o americano Taylor Fritz e o brasileiro João Fonseca no ATP de Eastbourne foi interrompido na quarta-feira à noite, após dois sets equilibrados, e o restante da partida foi adiado para esta quinta-feira à tarde devido à falta de luz.
Com um set para cada lado, a decisão pelo terceiro set ficou para o dia seguinte depois que os jogadores, em conversa com o supervisor da ATP Jerry Armstrong, concordaram que não havia condições ideais para continuar o jogo.
Fonseca, de apenas 18 anos e uma das promessas do tênis mundial atualmente, comentou: “Já está difícil enxergar, e em dois games…”. Fritz complementou: “Já está ficando muito escuro, qual o sentido de jogar só mais dois games? Não vai dar para continuar…”. O árbitro anunciou então a suspensão do duelo devido à escuridão, gerando suspiros da torcida.
Fritz, cabeça de chave número 1 do torneio e 5º do mundo no ranking da ATP, venceu o primeiro set por 6-3, em apenas 26 minutos. Já Fonseca surpreendeu ao levar o segundo set no tiebreak, empatando a disputa.
No segundo set, Fritz chegou a estar a apenas dois pontos de fechar o jogo em 5-5, mas Fonseca reagiu com um voleio decisivo e forçou o tiebreak. O jovem brasileiro, com a melhor colocação da carreira em 57º lugar, vem mostrando enorme potencial e já venceu o belga Zizou Bergs na rodada anterior, incluindo um segundo set impecável.
Enquanto isso, Fritz avançou diretamente para as oitavas como cabeça de chave número 1, após uma boa campanha recente que inclui um título ATP 250 em Stuttgart, conquistado no início deste mês.
Outro destaque nesta quarta-feira em Eastbourne foi a vitória surpreendente do britânico Dan Evans, 5º cabeça de chave, que bateu o americano Tommy Paul por 6-4, 3-6, 6-3. Evans avança às quartas de final e terá pela frente o lucky loser americano Jenson Brooksby.
Emocionado com a vitória, Evans falou: “Eu disse para mim mesmo: aproveite, é disso que se trata, e consegui jogar um tênis muito melhor. Joguei bem novamente e agradeço à torcida que me impulsionou. Sei que fiz o trabalho e, quando ganhei confiança, soube que todo o esforço estava guardado.” Ele ainda citou um conselho que o motivou: “Se você estiver pronto e a porta se abrir, você vai passar. Se não, não.” Segundo ele, as últimas semanas foram a prova disso e espera ter ainda muito pela frente.
Outro britânico nas quartas é o lucky loser Billy Harris, que repetiu a campanha do ano passado ao vencer Mattia Bellucci por 6-3, 6-4. O próximo adversário de Harris será o francês Ugo Humbert, 4º cabeça de chave. Harris celebrou seu desempenho: “Estou satisfeito com o meu jogo. Conseguir a primeira quebra foi importante, especialmente contra alguém como Bellucci, que joga melhor quando encontra o ritmo. Joguei uma partida sólida e estou muito feliz. Ir de lucky loser para vencer alguns jogos é um bônus.”
Além disso, amanhã o tcheco Jakub Mensik, cabeça de chave 3, enfrenta o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 6º cabeça de chave. Mensik venceu Reilly Opelka e Davidovich superou James Duckworth nesta rodada.
Todas as quatro quartas-de-final estão marcadas para esta quinta-feira, prometendo fortes emoções no tradicional torneio de Eastbourne, preparatório para a grama de Wimbledon.
Fonte: Express Sports