Imagem de destaque do post: Ex-campeão de Wimbledon critica decisão de Jannik Sinner de não participar das Olimpíadas

Ex-campeão de Wimbledon critica decisão de Jannik Sinner de não participar das Olimpíadas

28 de julho de 2025 às 23:36

Vasek Pospisil, ex-campeão de Wimbledon e jogador experiente do tênis canadense, não escondeu sua surpresa e desapontamento com a decisão de Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, de não disputar os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para Pospisil, representar o país em eventos como a Copa Davis e os Jogos Olímpicos sempre foi algo óbvio e essencial, algo que ele diz não entender quando jogadores optam por não participar.

O canadense finalizou sua carreira profissional neste domingo, perdendo para Facundo Bagnis na primeira rodada do Canadian Masters. Em sua coletiva de despedida, Pospisil relembrou a importância que sempre deu às competições pelo seu país, apesar das dificuldades e lesões que marcou sua trajetória no circuito.

“Não entendo jogadores que não jogam a Copa Davis e nem as Olimpíadas. Sinceramente não entendo. Quantos torneios, dinheiro e sucesso você deve buscar individualmente? Para mim, jogar pelo seu país é óbvio, é bom para você, para sua energia e para inspirar crianças. Você pode priorizar uma semana de descanso para um dos milhares de torneios da carreira, ou representar seu país, algo que poucas vezes terá chance de fazer”, declarou Pospisil, que participou de dois Jogos Olímpicos nas simples, Londres 2012 e Rio 2016, e foi integrante da equipe campeã da Copa Davis em 2022.

No último evento olímpico, foi Novak Djokovic quem levou o ouro ao vencer Carlos Alcaraz na final de simples masculinos, em um jogo tenso decididos em dois tie-breaks. Já Sinner, que vinha de semifinal no Roland Garros 2024 e confrontos apertados contra Alcaraz durante a temporada, desistiu do torneio por um quadro de amigdalite, segundo anunciou publicamente.

“É com enorme decepção que informo que, infelizmente, não poderei participar dos Jogos Olímpicos de Paris,” disse o italiano à época. “Após uma boa semana treinando no saibro, comecei a me sentir mal. Fiquei alguns dias de repouso e o médico diagnosticou amigdalite, recomendando fortemente que eu não jogasse. Perder os Jogos é uma grande frustração, era um dos meus principais objetivos na temporada.”

Sinner também mandou uma mensagem de apoio aos atletas italianos, dizendo que estará torcendo de casa e finalizou com um animado “Forza Italia!”.

A polêmica envolvendo a ausência do atual número 1 e as críticas do veterano Pospisil levantam o debate sobre a valorização dos eventos olímpicos no tênis, uma competição que acontece a cada quatro anos e representa um momento único na carreira dos atletas para jogar com a bandeira do país.

Fonte: Tennis365