Nos últimos Grand Slams, a atenção ficou toda para Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, que dominaram completamente as conquistas desde o Australian Open de 2024. Para se ter ideia, o último jogador a ganhar um título importante que não fosse um deles foi Novak Djokovic, no US Open de 2023. Desde então, Sinner faturou o Australian Open e Wimbledon, enquanto Alcaraz levanta os troféus do Roland Garros e do US Open.

Com o próximo Grand Slam sendo o Australian Open de 2026, o ex-técnico de Serena Williams, Rick Macci — reconhecido por ter ajudado a lenda do tênis feminino em seus primeiros passos — apontou um nome que pode quebrar esse monopólio: Jack Draper.

Draper, inglês de 23 anos, vem mostrando um crescimento muito promissor. Com ranking atual na 7ª posição e uma carreira que alcançou o melhor posto no 4º lugar ainda neste ano, ele chama atenção pela força física, talento natural e um jogo bastante agressivo. Em entrevista ao Tennis 365, Macci destacou: “Ele vai ganhar um Grand Slam, não tenho dúvida. Se fosse para apontar alguém que está batendo na porta desse seleto grupo de campeões de Grand Slam, seria ele. Ele tem o porte físico, é canhoto, possui uma direita excepcional, um ótimo saque e melhorou muito a esquerda. Ele já fez toda a escalada.”

Além disso, Draper já bateu nomes de peso como Alcaraz e Sinner. Ele venceu Alcaraz duas vezes e também tem vitória sobre Sinner no tradicional torneio Queen’s Club Championships, no saibro inglês. “Ele venceu Alcaraz em um torneio. Eu o colocaria nessa categoria de quem está batendo na porta. Ele tem todas as qualidades, é um grande competidor e, nos últimos anos, se colocou definitivamente nesse grupo”, complementou Macci.

Apesar desse momento promissor, Draper teve que encerrar a temporada mais cedo por conta de uma nova lesão no braço, que atrapalhou seu desempenho e forçou um descanso prolongado. Porém, ele já confirmou uma notícia empolgante para os fãs: seu retorno aos torneios pode ser mais cedo do que a expectativa inicial.

Jack Draper aceitará um convite (wildcard) para competir na UTS Grand Slam, um torneio inovador que mistura entretenimento com tênis e que ele já venceu em 2023. O evento acontece em Londres em dezembro e não conta pontos no ranking oficial da ATP, mas oferece uma premiação muito atrativa — até US$ 921.800 para o campeão.

Draper comentou sobre a participação: “Tenho memórias incríveis de quando ganhei a UTS na minha casa alguns anos atrás. Acho que o formato combina muito com meu estilo de jogo e é muito divertido jogar. Estou ansioso para voltar às quadras e competir novamente.”

Ele substitui neste torneio o grego Stefanos Tsitsipas, que desistiu da competição. A expectativa é grande para ver se Draper conseguirá se recuperar da lesão e retomar a ascensão rumo ao topo do tênis mundial.

Fique ligado aqui no Esporte Tênis para mais novidades sobre os jovens talentos que prometem agitar os próximos torneios e, quem sabe, trazer novos campeões para os Grand Slams!

Fonte: Essentially Sports