O canadense Felix Auger-Aliassime segue firme no US Open 2025, um dos quatro Grand Slams do circuito mundial de tênis, ao garantir vaga nas quartas de final com uma vitória sólida por 7-5, 6-4, 6-3 contra o russo Andrey Rublev, número 15 do torneio. Essa é a melhor campanha de Auger-Aliassime, cabeça de chave 25, em uma Grand Slam desde que alcançou as quartas no Australian Open de 2022.

Natural de Montreal, Felix vem mostrando grande evolução e já fez bonito no US Open 2021 ao chegar à semifinal, seu melhor resultado em Slam até então. Neste torneio, o canadense surpreendeu ao eliminar o alemão Alexander Zverev, terceiro cabeça de chave, na rodada anterior — uma vitória que deu ainda mais confiança para seu jogo.

Agora, o adversário será o australiano Alex de Minaur, oitavo favorito, em uma partida decisiva pelo lugar nas semifinais. O confronto promete ser muito equilibrado, já que ambos estão entre os principais nomes da nova geração do tênis.

No jogo contra Rublev, Felix impôs seu ritmo: marcou 13 aces, com apenas quatro duplas faltas, mostrou ótima agressividade quebrando o saque do russo em quatro das sete oportunidades e somou 42 bolas vencedoras contra 22 do rival. O primeiro set foi disputado ponto a ponto, com ambos os tenistas tendo chances, mas Auger-Aliassime aproveitou melhor o momento decisivo e fechou em 7-5 após um erro não forçado de Rublev.

No segundo set, após empate inicial, o canadense ‘pilotou’ o jogo e conquistou quatro dos cinco games seguintes, incluindo games fechados com seus aces e erros do adversário. No set final, com o placar em 5-4 para Auger-Aliassime, ele não cedeu nenhum ponto na sequência decisiva, utilizando uma combinação de winners de forehand, aces e backhands pra selar a vitória em pouco mais de duas horas de partida.

Além da boa fase de Felix, o torneio também conta com outras disputas interessantes na chave de duplas femininas, com a canadense Gabriela Dabrowski, de Ottawa, ao lado da neozelandesa Erin Routliffe, enfrentando a espanhola Cristina Bucas e a americana Nicole Melichar-Martinez na segunda rodada. Já o time formado pela jovem canadense Leylah Fernandez, de Laval, e a lenda do tênis Venus Williams encara duplas fortes da China e Rússia.

Com performances como essa, Auger-Aliassime confirma que está pronto para lutar por títulos importantes e promete trazer muita emoção para os fãs brasileiros e do mundo todo até o fim do US Open!

Fonte: Kelowna Daily Courier