
Fognini se despede com guerra épica contra Alcaraz em Wimbledon
9 de julho de 2025 às 16:55
O italiano Fabio Fognini anunciou sua aposentadoria do tênis após uma carreira de 21 anos repleta de grandes momentos. A despedida aconteceu de forma memorável na última edição de Wimbledon, onde o veterano de 38 anos protagonizou uma batalha épica em cinco sets contra o jovem e atual campeão, Carlos Alcaraz, no que foi sua última partida no Grand Slam britânico.
Fognini, conhecido por seu estilo agressivo e habilidade técnica, lutou por mais de 4 horas e meia contra o espanhol, de 22 anos, que é 16 anos mais jovem. O duelo foi tenso e cheio de reviravoltas, com o italiano conseguindo duas vezes retornar ao jogo, mas acabou derrotado por 7-5, 6-7(5), 7-5, 2-6 e 6-1 na primeira rodada. Apesar da derrota, Fognini deixou a quadra Central com uma ovação de pé da torcida, uma despedida digna para um jogador que sempre valorizou o cenário de Wimbledon, que ele chamou de “a quadra mais bonita do mundo”.
“Acho que essa foi a melhor forma de me despedir”, disse Fognini em entrevista. “Os últimos três anos foram difíceis por conta das lesões, mas como competidor, sempre tentei dar meu melhor toda vez que entrei em quadra. Agora, tenho que ser honesto comigo mesmo. Depois dessa partida, não quero voltar a jogar em um momento em que eu não esteja 100%”.
Fognini atingiu seu melhor ranking em 2019, quando chegou ao nono lugar no ranking mundial da ATP, e é casado com a ex-jogadora italiana Flavia Pennetta, que conquistou seu único título de Grand Slam aos 33 anos no US Open de 2015, antes de anunciar sua aposentadoria no mesmo ano.
Apesar de sonhar em fechar a carreira no Masters 1000 de Monte Carlo, torneio que venceu em 2019, Fognini reconheceu a dificuldade que teve de conquistar grandes títulos diante da era dominada pelos chamados “Big Three”: Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic. “Joguei numa era que provavelmente será a melhor da história do tênis. Enfrentei Roger, Rafa e Nole, ganhar um Grand Slam para mim era impossível”, admitiu, com um sorriso no rosto.
Com uma carreira marcada por jogos vibrantes, polêmicas e muita garra, Fognini encerra sua trajetória profissional deixando saudades para os fãs do tênis. “Estou feliz com a forma como digo adeus ao tênis profissional. Dei o meu melhor até o fim”, concluiu.
Fonte: The Straits Times