Após realizar a terceira edição do Next Gen ATP Finals em Jeddah, a ATP anunciou que o evento deixará a cidade saudita antes do prazo inicialmente previsto. Apesar de o contrato com a Federação de Tênis da Arábia Saudita garantir a cidade como sede do torneio até 2027, a edição de 2025, marcada para acontecer entre 17 e 21 de dezembro na King Abdullah Sports City, será a última por lá.

O Next Gen ATP Finals nasceu em 2017 como um torneio especial para revelar as maiores promessas do tênis masculino mundial, trazendo os melhores jogadores até 20 anos para um evento de destaque, semelhante ao ATP Finals, porém com regras diferenciadas: partidas são disputadas em melhor de cinco sets, com cada set valendo até quatro games e tiebreak começando em 3-3.

Entre os primeiros anfitriões, Milão, na Itália, destacou nomes como Stefanos Tsitsipas, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz – que depois virariam estrelas do circuito principal. A mudança para Jeddah, em 2023, marcou a chegada do torneio ao Oriente Médio – uma investida ambiciosa da Arábia Saudita para se firmar no calendário mundial do tênis.

No entanto, apesar dos esforços para consolidar o evento na região, a parceria não se estenderá até o fim. Com essa mudança, fica em aberto qual país ou cidade irá receber o torneio a partir de 2026. Essa indefinição gera expectativas, já que o Next Gen é conhecido por impulsionar jovens talentos e revelar futuras estrelas do circuito.

Relembrando os últimos campeões, o brasileiro João Fonseca, que conquistou o título em 2024 ao derrotar o americano Learner Tien na final, deve tentar a defesa do título no que será o último evento em Jeddah. Além dele, nomes como o tcheco Jakub Mensik e o próprio Tien prometem brigar para entrar para o hall de vencedores da competição.

Vale destacar que Jeddah sediou o Next Gen Finals apenas duas vezes, com resultados diferentes: em 2023, o sérvio Hamad Medjedovic levou a melhor na final contra o francês Arthur Fils, em uma batalha de cinco sets, e no ano seguinte foi a vez de Fonseca brilhar na final contra Tien.

A Arábia Saudita tem investido pesado no tênis nos últimos anos, buscando espaço no cenário global. Além do Next Gen, o país sediou o Six Kings Slam, um evento de exibição com seis dos maiores nomes do futebol mundial, onde Jannik Sinner saiu vencedor nas duas edições recentes ao superar Carlos Alcaraz nas finais de 2024 e 2025. Atualmente, a capital Riyadh sedia o WTA Finals, importante evento do tênis feminino. E mais novidades estão por vir: a partir de 2028, a cidade receberá um Masters 1000, um dos torneios mais prestigiados do circuito masculino.

Portanto, a decisão de interromper a relação com o Next Gen ATP Finals vai na contramão do esforço de crescimento do tênis no país. Agora, o desafio está lançado para a ATP, que tem pouco mais de um ano para encontrar um novo local para um torneio que já serviu de vitrine para muitos nomes que hoje brilham no esporte mundial.

Fonte: Tennis Up to Date