No coração da China, a jovem estrela do tênis mundial, Iga Swiatek, mostrou por que é uma das maiores forças do circuito feminino ao garantir sua vaga na terceira rodada do [Wuhan](/em/wuhan/) Open, torneio WTA 1000 disputado na cidade de Wuhan. A polonesa, que conquistou Wimbledon recentemente, não deu chances para a tcheca Marie Bouzkova, triunfando com um placar categórico de 6-1, 6-1.

Swiatek vem se recuperando daquele revés na quarta rodada do China Open, que aconteceu há apenas uma semana. Com a vitória desta terça-feira, a número 2 do mundo alcançou sua 60ª vitória na temporada, mantendo a consistência que vem mostrando pelo quarto ano consecutivo.

“Em todo torneio, busco jogar o meu melhor tênis”, comentou a polonesa de 22 anos. “Às vezes consigo, outras nem tanto, mas minha expectativa é sempre dar o meu máximo. Não costumo estabelecer metas como semifinal; prefiro ir passo a passo.”

Na próxima fase, Swiatek enfrentará quem vencer entre a suíça Belinda Bencic e a belga Elise Mertens, numa partida que promete ser muito disputada.

O dia também foi marcado por outras surpresas e desafios. A britânica Emma Raducanu, uma das grandes promessas do tênis mundial e campeã do US Open em 2021, precisou abandonar sua partida de estreia contra a americana Ann Li por questões de saúde. Ela estava perdendo por 6-1, 4-1 quando decidiu se retirar, após ter sua pressão arterial e temperatura aferidas pela equipe médica. Ann Li agora encara a russa Ekaterina Alexandrova na segunda rodada.

Outra brasileira do tênis, Naomi Osaka, vivenciou uma partida de altos e baixos contra a canadense Leylah Fernandez, responsável por uma das maiores zebras no US Open de 2021 ao eliminar Osaka nas quartas de final daquele torneio. Osaka perdeu o primeiro set, mas reagiu nos dois seguintes, fechando em 4-6, 7-5, 6-3 para avançar à segunda rodada.

Nos outros jogos de estreia, a americana Sofia Kenin venceu Anastasia Zakharova na disputa que teve até tie-break, resultado que a coloca para enfrentar a russa Liudmila Samsonova, cabeça de chave número 16, que passou pela colombiana Emiliana Arango.

Algumas das maiores estrelas do tênis mundial devem entrar em ação ainda nos próximos dias. A líder do ranking, Aryna Sabalenka, e a jovem sensação americana Coco Gauff estão programadas para estrear na quarta-feira. Já a americana Amanda Anisimova, que foi vice-campeã do US Open e de Wimbledon em 2025, infelizmente desistiu do torneio devido a uma lesão na panturrilha esquerda, logo após conquistar o título do China Open.

O [Wuhan](/em/wuhan/) Open, disputado em quadras duras na capital da província de Hubei, é um dos torneios mais prestigiados do circuito feminino antes das finais da temporada, reunindo as melhores jogadoras do mundo em busca de pontos e prestígio.

Fique ligado no Esporte Tênis para mais atualizações e análises dos jogos em Wuhan e de todo o circuito profissional!

Fonte: Associated Press