Iga Swiatek, atual número 2 do mundo e campeã de Wimbledon em 2025, mostrou muita garra para conquistar seu primeiro título da WTA em Seul, no Korea Open, nesse domingo. A polonesa venceu a russa Ekaterina Alexandrova por 1-6, 7-6 (7-3) e 7-5, em uma batalha intensa que durou quase três horas no Olympic Park Tennis Center, na capital sul-coreana.

Apesar de ter passado pelas fases anteriores sem perder sets, Swiatek começou vacilando no jogo final, ficando atrás por 4-1 antes mesmo dos cerca de 9.500 torcedores se acomodarem nas arquibancadas. Ela perdeu o primeiro set por 6-1 em pouco mais de meia hora.

Mas a campeã não se abateu: precisou ganhar o tiebreak para empatar o segundo set e, na terceira parcial, exibiu muita paciência e resistência para vencer por 7-5, garantindo seu 25º título da carreira na WTA.

“Com certeza, estou muito orgulhosa dessa conquista hoje. Não foi fácil, comecei jogando mal e tive que lutar para sair de uma situação complicada. A Ekaterina jogou muito bem, mas eu acreditei até o fim e valeu a pena, porque consegui quebrar o saque dela no momento decisivo para fechar o jogo. Me senti super paciente e focada”, destacou a jovem de 24 anos.

Foi a primeira vez que Swiatek jogou na Coreia do Sul, e ela revelou que se apaixonou pelo país e, especialmente, pela cidade de Seul. A tenista planeja ficar alguns dias a mais para conhecer melhor a região. Demonstrando simpatia, Swiatek até aprendeu a dizer “Obrigado por terem vindo” em coreano, para agradecer os fãs durante a cerimônia de premiação em quadra.

“Procurei especialmente para essa ocasião. Acho que se escutasse essas palavras na rua, não conseguiria repetir, mas aprendi essas duas e vou tentar ampliar meu vocabulário para o torneio do ano que vem”, contou sorridente.

Esse torneio também tem um significado especial para a família de Swiatek. Seu pai, Tomasz, competiu pela seleção polonesa de remo nas Olimpíadas de Seul, em 1988, terminando em sétimo lugar.

“Estou feliz por vencer aqui por causa da história da família. Meu pai não conseguiu ganhar as Olimpíadas, mas pelo menos eu ganhei este torneio. Tomara que ele venha dia vir aqui no ano que vem para aproveitar tudo”, disse a jovem estrela.

Como cabeça de chave número 1 e principal nome do torneio, Swiatek contou que sentiu todo o apoio da torcida ao longo da semana, o que fez diferença na sua vitória.

“Honestamente, a energia foi incrível durante todo o torneio. Foi muito mais fácil jogar com os fãs torcendo por nós. Eu não queria desistir dessa partida, queria muito lutar, melhorar meu jogo e mostrar um tênis melhor. Isso ajudou bastante”, afirmou.

Com esse título, Swiatek reforça seu lugar como uma das tenistas mais dominantes da atualidade, especialmente no circuito rápido da WTA, que agora estará de olho no seu próximo desafio no saibro.

Fonte: Korea JoongAng Daily