No último domingo, o WTA Canadian Open, importante torneio de nível WTA 1000 no circuito feminino de tênis realizado em Montreal, reservou fortes emoções. A campeã de Wimbledon, a polonesa Iga Swiatek, cabeça de chave número 2 do torneio e terceira do mundo, sofreu uma eliminação surpreendente na rodada de oitavas de final ao ser derrotada pela dinamarquesa Clara Tauson, 19ª do ranking, por 7-6(7-4), 6-3. Essa queda precoce segue a série de eliminações de favoritas no torneio, como a americana Coco Gauff, principal favorita da competição, a bicampeã defensora Jessica Pegula (3ª cabeça) e Mirra Andreeva (4ª cabeça). Tauson, que conquistou seu primeiro título da WTA em janeiro na Nova Zelândia, vai encarar nas quartas a campeã do Australian Open Madison Keys.
Madison Keys, atualmente a 6ª cabeça de chave, viveu um momento dramático em sua vitória contra a tcheca Karolina Muchova, vencendo por 4-6, 6-3, 7-5 depois de salvar dois match points. Essa foi a terceira vez na temporada em que Keys consegue virar uma situação quase perdida para conquistar a vitória.
Enquanto isso, Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo e com dificuldades recentes após seu retorno da licença maternidade em 2024, deu um show em quadra e precisou de apenas 49 minutos para atropelar a letã Anastasija Sevastova com um duplo 6-1, 6-0. Essa foi a segunda vitória mais rápida da carreira de Osaka e a garantiu sua primeira presença nas quartas de finais de um torneio de nível WTA 1000 ou Grand Slam desde Doha 2024.
Swiatek, que jogou seu primeiro torneio após conquistar seu sexto título de Grand Slam no All England Club no mês passado, demonstrou dificuldades desde o início, com o vento incomodando durante sua partida no centro da quadra. Ela chegou a virar o placar no primeiro set levando a decisão para o tie-break, mas cometeu uma dupla falta decisiva na primeira chance de set de Tauson, que dominou o desempate.
Na segunda parcial, outra dupla falta de Swiatek ajudou Tauson a conseguir a quebra e fechar o jogo em seguida, fazendo com que a polonesa perdesse sua terceira partida em quatro confrontos contra a dinamarquesa.
Nas quartas, Tauson terá pela frente Madison Keys, que já provou sua força e experiência ao salvar match points na partida anterior. “Estou muito feliz por essa vitória”, disse Keys ao público, que reconheceu o mérito de virar um jogo mesmo após perder o primeiro set e enfrentar match points.
Osaka também comentou sobre a mudança recente em sua equipe técnica, substituindo Patrick Mouratoglou, com quem trabalhou por menos de um ano, pelo ex-treinador de Swiatek, Tomasz Wiktorowski, em um acordo de teste, o que a deixou mais motivada. “Eu gosto do estilo do treinador, ele é direto e vai ao ponto. Para alguém como eu, que às vezes tem a cabeça cheia de pensamentos, isso ajuda muito”, comentou a japonesa antes da vitória avassaladora.
A japonesa agora aguarda sua adversária nas quartas, que sairá do confronto entre a americana Amanda Anisimova, cabeça de chave número 5, e a ucraniana Elina Svitolina. Anisimova disputa seu primeiro torneio desde que foi vice-campeã de Swiatek em Wimbledon, onde se sentiu nervosa demais na final, perdendo por um duplo 6-0 para a polonesa.
O WTA Canadian Open segue mostrando o alto nível e competitividade do circuito, com muitas jogadoras top em busca de pontos importantes na reta final da temporada até o US Open.
Fonte: Hindustan Times