Imagem de destaque do post: Iga Swiatek segue firme e se prepara para duelo difícil contra Clara Tauson no Canadá

Iga Swiatek segue firme e se prepara para duelo difícil contra Clara Tauson no Canadá

2 de agosto de 2025 às 08:30

Iga Swiatek não mostrou sinais de cansaço após conquistar Wimbledon no mês passado e já avançou para as oitavas de final do WTA de Montreal, o Premier 5 conhecido como Canadian Open, um dos torneios mais importantes do circuito fora dos Grand Slams.

Agora, a jovem polonesa de 23 anos vai encarar Clara Tauson, dinamarquesa de 22 anos que promete tornar esse confronto bastante duro e disputado. Tauson se destaca por sua potência nos golpes, e apesar de ainda não ter vencido Swiatek na carreira, já chegou perto disso em Indian Wells há alguns anos.

Este ano, elas se enfrentaram uma única vez, justamente em Wimbledon, e Tauson foi uma das sete jogadoras que a polonesa eliminou na sua impressionante caminhada rumo ao título no All England Club.

Apesar de levar vantagem no retrospecto — 3 a 0 — contra Tauson, Swiatek está ciente do desafio que tem pela frente e não subestima a adversária.

Swiatek comentando sobre Clara Tauson

Em entrevistas após a vitória sobre a alemã Eva Lys e antes do duelo contra Tauson, Swiatek demonstrou estar completamente pronta para o duelo, mas admitiu que será uma experiência inédita enfrentar uma jogadora com tanta força no saque e nos golpes no piso rápido canadense.

Ela declarou: “Essa vai ser a primeira vez que jogo contra uma atleta que é uma batidora pesada aqui. Acho que vou precisar me ajustar a isso, mas quando ela se posiciona na quadra, joga muito bem, sabe? Quando nos enfrentamos, senti que estava sólida o suficiente para ela errar um pouco mais, porém sei que ela é do tipo que quando pega ritmo, joga muito bem. Evidentemente, será um desafio. Ela também gosta de sacar rápido, então vou ver como me adaptar. Também vou levar em consideração o que aprendi no duelo que tivemos na grama — foi obviamente diferente. A última vez que jogamos no piso duro, em Indian Wells, foi bem mais lento. Vou me preparar taticamente como sempre faço para qualquer partida, e é isso.”

Swiatek em ascensão na América do Norte

Após conseguir o título histórico em Wimbledon, que consolidou seu nome como uma das principais estrelas do tênis mundial com cinco troféus de Grand Slam, Swiatek segue firme nos torneios norte-americanos. Enquanto jogadores como Jannik Sinner e Carlos Alcaraz desistiram de jogar em Washington e no Canadá, a polonesa mantém o ritmo forte em Montreal.

A fase da atual número 1 do mundo tem sido dominante, com vitórias tranquilas nas primeiras rodadas. A jovem chinesa Guo Hanyu, que entrou vindo do qualifying, não representou risco, e a promissora Eva Lys foi superada em sets diretos.

Agora, Tauson surge como a primeira ameaça real desde a final de Wimbledon, e Swiatek claramente respeita a adversária dinamarquesa que vem se firmando no circuito. Contudo, em sua grande forma, parece não temer nenhuma jogadora.

Com a confiança em alta depois da conquista inédita na grama de Wimbledon, Swiatek continua mostrando que sua força e estratégia no jogo são uma combinação difícil de ser batida em qualquer superfície.

Fonte: tennishead