Imagem de destaque do post: As 7 mulheres que conquistaram o ‘Surface Slam’: Iga Swiatek pode ser a 8ª?

As 7 mulheres que conquistaram o ‘Surface Slam’: Iga Swiatek pode ser a 8ª?

11 de julho de 2025 às 12:50

Se tornar uma especialista em todas as superfícies é um dos maiores desafios do tênis.

Com a sua primeira final de Wimbledon se aproximando, Iga Swiatek tem a chance de entrar para um clube super exclusivo do mundo do tênis: conquistar títulos importantes em todas as três superfícies – saibro, grama e piso duro.

Desde que o US Open foi o primeiro Grand Slam a ser disputado no piso duro, em 1978, apenas sete mulheres conseguiram triunfar em torneios principais jogados em todas essas superfícies. Embora o Australian Open tenha migrado para o piso duro só em 1988, vencer em saibro, grama e piso duro continua sendo uma prova de versatilidade impressionante, que poucas atletas alcançaram.

Vamos conhecer as sete lendas que Iga Swiatek tenta igualar neste fim de semana:

Chris Evert

A americana Chris Evert foi a pioneira do “Surface Slam”, conseguindo o feito no US Open de 1978, o primeiro Grand Slam disputado no piso duro. Antes disso, ela já tinha duas conquistas em Wimbledon na grama, e cinco em saibro (Roland Garros e US Open). Evert encerrou a carreira com um total de 10 títulos em saibro, cinco em grama e três em piso duro.

Martina Navratilova

Rival de Chris Evert, Navratilova também brilhou nas três superfícies, acumulando 18 títulos de Grand Slam – sendo 12 em grama, 4 em piso duro e 2 em saibro. Ela completou o seu “Surface Slam” em 1983 com a vitória no US Open.

Hana Mandlikova

Mandlikova, ex-top 3 do mundo, não conquistou o Career Grand Slam completo, mas venceu majors em diferentes pisos, incluindo dois títulos em grama na Austrália. Seu último grande título veio no US Open de 1985, que completou seu ‘Surface Slam’.

Steffi Graf

Única na história a vencer todos os quatro Grand Slams pelo menos quatro vezes cada, Graf é também a última a ter feito o Calendar Grand Slam (todos os Grand Slams em um ano). Ela acumulou nove títulos em piso duro, sete em grama e seis em saibro, consolidando-se como uma das maiores de todos os tempos.

Serena Williams

Com 23 títulos de Grand Slam na era aberta, Serena é a jogadora mais dominante da sua geração. Ela foi a primeira mulher do século 21 a completar o ‘Surface Slam’, conquistando títulos memoráveis em todas as superfícies, incluindo 13 em piso duro, 7 em grama e 3 em saibro.

Maria Sharapova

A russa Sharapova é a última mulher a conquistar o Career Grand Slam. Com cinco títulos de Grand Slam, incluindo Wimbledon ainda adolescente, ela conquistou títulos em grama, piso duro e saibro, terminando sua carreira como uma atleta completa.

Ashleigh Barty

Barty, estrela australiana e uma das maiores da sua geração, conquistou três títulos de Grand Slam, cada um em uma superfície diferente. Após vencer em saibro no Roland Garros de 2019, triunfou em Wimbledon 2021 e no seu Grand Slam caseiro, o Australian Open de 2022, em piso duro, encerrando sua carreira no auge.

Agora, com Iga Swiatek prestes a jogar sua primeira final em Wimbledon, a pergunta que ronda é: ela vai se juntar a esse seleto grupo de mulheres que brilharam em todas as superfícies e conquistar o seu próprio ‘Surface Slam’?

Fique ligado no Esporte Tênis para acompanhar essa jornada e muito mais!

Fonte: Tennis365