
Iga Swiatek tenta quebrar jejum e mantém ritmo de vitórias em estreia na grama em Bad Homburg
26 de junho de 2025 às 07:51
Iga Swiatek ainda não conquistou nenhum título desde sua impressionante quarta vitória no Aberto da França, em junho de 2024. Mesmo tendo chegado perto diversas vezes, com cinco semifinais no ano, a tenista polonesa não conseguiu fechar os torneios quando esteve mais perto da taça. Mas em sua primeira participação após quase dez semanas desde o fim da sequência de 26 vitórias consecutivas em Roland Garros — interrompida pela atual número 1 do mundo, Aryna Sabalenka — Swiatek voltou a sorrir no circuito de grama.
Com sua vitória na rodada de 16 (R16) do Bad Homburg Open, Swiatek se tornou a jogadora que mais rapidamente alcançou 300 vitórias em níveis WTA desde Serena Williams. Em seu Instagram, a polonesa celebrou o feito com um post descontraído: “Tipo… quando aconteceu isso? 😱”. Agora, a grande questão é se ela consegue ampliar essa marca ao vencer sua próxima partida contra Ekaterina Alexandrova, nas quartas de final deste torneio preparatório para Wimbledon.
Histórico de Swiatek nos Grand Slams de 2025
Na temporada, Iga Swiatek alcançou a semifinal do Australian Open, onde foi eliminada pela futura campeã Madison Keys. No Aberto da França, parou nas semifinais para Aryna Sabalenka, mesma fase da eliminação no Australian Open. O desafio maior agora é elevar o desempenho na temporada de grama, onde a preparação em eventos como Bad Homburg é fundamental.
Após passar por um bye na primeira rodada, Swiatek bateu com autoridade a bicampeã de Grand Slam Victoria Azarenka, com duplo 6-4, trazendo uma confiança extra para a fase decisiva do torneio.
“Foi minha primeira partida na grama neste ano. Na verdade, receber um bye nem sempre é bom porque quero jogar na grama o máximo que puder agora, mas estou muito feliz de estar na próxima fase”, explicou Swiatek.
Oponente das quartas: Ekaterina Alexandrova
Alexandrova chega embalada nesta temporada, com um título de destaque no Linz Open conquistado ao derrotar a ucraniana Dayana Yastremska por 6-2, 3-6, 7-5. No Bad Homburg Open, a russa já anotou duas vitórias importantes: 6-1, 6-2 contra a campeã do Abu Dhabi Open 2025, Belinda Bencic, e 6-3, 6(2)-7, 6-3 contra a ex-número 3 do mundo Maria Sakkari.
Confronto direto: Swiatek vs Alexandrova
Ao longo da carreira, as duas já se enfrentaram cinco vezes, com vantagem para Swiatek por 3 a 2 nos confrontos. As partidas variam desde rodadas iniciais até semifinais em diferentes torneios, e o duelo da grama em Bad Homburg será o primeiro nesse piso entre as duas.
Calendário dos confrontos:
- Miami Open 2024, 4ª rodada: Alexandrova 6-4, 6-2
- Qatar Open 2024, R16: Swiatek 6-1, 6-4
- Madrid Open 2023, R16: Swiatek 6-4, 6(3)-7, 6-3
- Ostrava Open 2022, semifinal: Swiatek 7-6(5), 2-6, 6-4
- Gippsland Trophy 2021, R16: Alexandrova 6-4, 6-2
Quem leva a melhor?
Alexandrova é conhecida por um estilo agressivo, com golpes potentes do fundo de quadra e um saque forte — já anotou 157 aces só nesta temporada. Ela busca pontos rápidos e tem capacidade de desequilibrar com um jogo de alto risco.
Por outro lado, Swiatek é muito elogiada pela consistência, precisão e versatilidade em quadra. Sua forehand com heavy topspin pode causar dificuldades a Alexandrova, além de sua movimentação e controle tático superior na troca de bolas.
Em números, Swiatek soma 33 vitórias e 10 derrotas na temporada com um recorde de 19-8 na grama, enquanto Alexandrova possui um retrospecto de 25-12 em 2025, e 43-20 no geral neste piso.
Palpite Esporte Tênis
Prevemos que Swiatek confirme seu favoritismo e ganhe a partida em sets diretos, mantendo seu ritmo forte no início da temporada de grama e aumentando as chances de título no retorno após o jejum de conquistas.
Sobre o torneio
O Bad Homburg Open, realizado na Alemanha, é um evento preparatório fundamental para a temporada de grama, antecedendo Wimbledon, um dos quatro Grand Slams e principal evento desse tipo de piso.
Fonte: EssentiallySports