
João Fonseca conquista primeira vitória na grama em torneios ATP com virada histórica em Eastbourne
23 de junho de 2025 às 15:31
Uma nova semana começou com tudo para o jovem brasileiro João Fonseca. Aos 18 anos, ele garantiu sua primeira vitória em quadras de grama em torneios do circuito ATP ao superar o belga Zizou Bergs por 2 sets a 1, nesta segunda-feira (23), na estreia do ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra.
O duelo, que durou 2h07min e foi marcado pelo vento forte, começou equilibrado. João perdeu o primeiro set no tie-break por 6/7 (8), mas não se abateu. No segundo set, o brasileiro dominou completamente o adversário e aplicou um pneu, fechando em 6/0 em apenas 24 minutos. No set decisivo, mesmo com um susto após cair e sentir dores na mão esquerda, ele conseguiu retornar bem, quebrou o saque de Bergs duas vezes e fechou o jogo em 6/3.
Essa vitória tem um sabor ainda mais especial para João, que havia caído logo na estreia nas outras três suas participações anteriores em torneios ATP na grama — em Halle e no qualificatório de Wimbledon em 2024, e novamente em Halle neste ano. Até então, suas únicas vitórias em grama foram nos torneios Challenger de Nottingham 2 e Surbiton, no ano passado.
Além de encerrar esse jejum, o triunfo fez João superar a marca dos 1.000 pontos no ranking de simples da ATP, alcançando a 57ª posição na carreira — sua melhor colocação até agora.
“Foi uma partida difícil, contra um jogador muito duro, que já teve bons resultados na grama este ano. Tive que focar no começo dos pontos, no saque, na minha devolução. Aos poucos, as coisas foram acontecendo para o meu lado. Fiquei feliz pela forma como me mantive mentalmente. Ganhei nove games seguidos depois que perdi o primeiro set. No terceiro set, tive um pouco de nervosismo, o que é normal, mas consegui dominar”, analisou João em entrevista após o jogo.
O próximo adversário de João Fonseca será de peso: o americano Taylor Fritz, principal cabeça de chave do torneio, atual campeão do ATP 250 de Eastbourne e quinto do ranking mundial. O confronto nas oitavas de final está marcado para quarta-feira (25).
Eastbourne é o último teste para João antes do seu grande desafio de 2025: sua estreia na chave principal de Wimbledon, o Grand Slam britânico que começa no dia 30 de junho, com a final masculina prevista para 13 de julho.
Detalhes do jogo
No primeiro set, tanto João quanto Bergs confirmaram suas saídas e enfrentaram alguns break points, num jogo bastante parelho. Depois de 60 minutos de uma parcial muito equilibrada, o tie-break foi decidido em 8-6 para o belga.
Um lance curioso chamou atenção quando a máquina indicou que o ataque de Bergs tinha ido para fora, mas o telão mostrou a bola dentro da quadra. A revisão oficial confirmou ponto para João Fonseca.
No segundo set, o brasileiro acelerou o ritmo, dominando o rival e vencendo com um 6/0 impecável.
Durante o terceiro set, após uma queda que causou dores na mão esquerda, João mostrou garra e conseguiu seguir jogando. Ele quebrou o saque de Bergs duas vezes e fechou o duelo com 6/3.
Agora, deixa a grama de Eastbourne com confiança para tentar avançar ainda mais no torneio e fazer boa estreia em Wimbledon, onde os olhos da comunidade do tênis estarão em seus primeiros jogos na chave principal.
Fonte: Globo Esporte