Jordan Thompson está a um passo de avançar para a segunda semana de Wimbledon pela primeira vez na carreira, após protagonizar mais uma virada incrível em uma batalha de cinco sets. Já bastante castigado por lesões e precisando urgentemente de uma pausa, o australiano venceu Benjamin Bonzi por 7-5, 6-7(2), 4-6, 6-2 e 6-4 em pouco menos de quatro horas de jogo.
Com o técnico e capitão da equipe da Copa Davis, Lleyton Hewitt, apoiando nas arquibancadas, Thompson conquistou sua segunda vitória consecutiva em cinco sets, mesmo enfrentando fortes dores nas costas. O australiano, que atualmente ocupa o 44º lugar no ranking da ATP após passar por uma temporada complicada, chegou a duvidar se conseguiria disputar a partida contra Bonzi.
Thompson vem lidando com várias lesões ao longo do ano, incluindo hérnia de disco nas costas, lesão na fáscia plantar e rupturas nos músculos oblíquo e adutor. A única forma dele entrar em quadra foi usando uma cinta para as costas e tomando analgésicos, reforçando o quanto seu corpo está abalado.
“Tem sido brutal. Vencer o último ponto ajuda, mas é mais pelo alívio de saber que não preciso jogar mais nenhum agora”, declarou ao canal Stan Sport após o jogo. Ele também comentou sobre a dificuldade física: “Posso finalmente sentar e relaxar, porque meu corpo tem sofrido muito e, sinceramente, eu não estava curtindo muito isso.”
Contra Bonzi, Thompson mostrou melhora na movimentação em relação à primeira rodada, ajustando até seu saque para poupar o corpo. Ele também apostou em chegar à rede sempre que possível para aliviar a pressão nas costas. “Ajustei minha técnica de saque e a forma como me posiciono no retorno. Já vi até caracóis andando mais rápido que eu na quadra. Está sendo muito difícil, mas estou tentando jogar mais para frente e chegar à rede, porque sinto que ali minha dor diminui. Então, é tentar chegar lá sempre.”
Foi justamente seu jogo na rede que o ajudou a conquistar o primeiro set, mas Bonzi reagiu na segunda parcial, equilibrando o jogo e abrindo vantagem ao vencer o tiebreak por 7-2. No terceiro set, o francês ampliou sua vantagem e chegou perto da vitória, mas Thompson reagiu no quarto set, quebrando o saque do adversário em 3-2 e mantendo a calma para forçar o quinto set.
No set final, ambos tiveram chances de quebra, mas Thompson segurou o serviço no 5-5 e quebrou Bonzi logo em seguida, explodindo em comemoração pelo alívio da classificação.
Além da simples, Thompson também disputa a chave de duplas e terá um curto intervalo para o próximo jogo, que será contra o italiano Luciano Darderi, 59º do mundo, ou o jovem inglês Arthur Fery, 461º colocado, que surpreendeu ao eliminar Alexei Popyrin na primeira rodada.
Se vencer, o australiano garantirá sua estreia na terceira semana de Wimbledon, em um torneio que já viu várias cabeças de chave caindo precocemente. “Sem rodeios, a chave poderia ser pior, mas meu corpo poderia estar muito melhor. Então, vou aceitar o lado bom junto com o ruim”, finalizou.
Wimbledon, um dos quatro torneios Grand Slam do circuito mundial de tênis, é disputado tradicionalmente em grama e é conhecido por sua tradição e nível técnico altíssimo. A campanha inspirada de Thompson pode ser uma das grandes histórias deste ano.
Fonte: Nine Sports