Nick Kyrgios está preparando uma base sólida para seu retorno ao verão australiano, confirmando sua participação no Kooyong Classic, torneio de exibição que acontece uma semana antes do Australian Open de 2025.
Recentemente, o astro australiano afirmou que usaria partidas preparatórias para testar sua condição física e competitiva, após uma temporada novamente prejudicada por lesões. Nos últimos anos, Kyrgios enfrentou problemas sérios no joelho, no pé e no pulso, conseguindo disputar apenas cinco partidas profissionais nesta temporada, entre Brisbane International, Australian Open e Indian Wells.
Apesar de ter alcançado a 13ª posição do ranking mundial em 2016, atualmente Kyrgios está na 666ª colocação, e sua última participação profissional foi no Miami Open, em março deste ano. A lesão no joelho apareceu logo depois de sua ótima campanha no US Open 2022, que o levou às quartas de final. Agora, o grande desafio para o australiano é transformar a preparação em treinos e exibições em uma performance competitiva para os Grand Slams, especialmente nos quadros do Melbourne Park.
Com a temporada regular da ATP já encerrada, Kyrgios está definindo seus preparativos para o Australian Open. Ele começará sua agenda internacional numa exibição contra Tommy Paul, semifinalista do Australian Open 2023, na Garden Cup, em Nova York, no dia 8 de dezembro.
Logo depois, ele vai integrar o time Aussie Mavericks Kites na World Tennis League, evento que acontece em Bengaluru, na Índia, entre 17 e 20 de dezembro. O torneio contará com nomes de peso, como Daniil Medvedev, finalista do Australian Open três vezes, e o experiente francês Gael Monfils.
Para fechar os preparativos no exterior, Kyrgios disputará um aguardado “confronto entre os sexos” enfrentando a atual número 1 do mundo no feminino, Aryna Sabalenka, em Dubai, no dia 28 de dezembro. Essa partida marca uma virada rápida antes do início oficial do verão australiano.
Ainda não está claro se Kyrgios vai participar do Brisbane International, evento onde tentou sua última breve volta após lesão para a temporada 2025, que começa em 4 de janeiro. No entanto, o tenista já confirmou presença no Kooyong Classic, marcado para começar em 13 de janeiro e servir como última preparação antes do primeiro Grand Slam do ano.
Peter Johnston, diretor do Kooyong Classic, afirmou que Kyrgios demonstrou confiança em sua forma para estar no torneio de exibição que retorna ao calendário após ser cancelado em 2025 devido a problemas operacionais.
“É ótimo ver Nick de volta jogando simples”, disse Johnston. “Ele traz um nível de genialidade nas jogadas e carisma que não se vê todo dia. Quando ele entra em quadra, você sabe que algo memorável vai acontecer. É um prazer recebê-lo de volta ao Kooyong.”
O Kooyong Classic monta um elenco de peso para os três dias do evento. O italiano Lorenzo Musetti, semifinalista em Wimbledon, é um dos cabeça de chave e recentemente venceu Alex de Minaur, principal australiano no ranking, em confronto da fase de grupos do ATP Finals.
Além de Musetti, estarão presentes Alexander Bublik, que viveu sua melhor temporada chegando perto do top 10, e Flavio Cobolli, que liderou a Itália para seu terceiro título consecutivo na Copa Davis. O elenco também inclui Matteo Berrettini, ex-semifinalista do Australian Open, e Karen Khachanov, grande nome do tênis russo.
Essa forte concorrência permitirá que Kyrgios tenha um bom termômetro do seu preparo para o Australian Open.
“O Kooyong continua atraindo jogadores que querem uma preparação séria para o Australian Open“, completou Johnston. “Com a entrada de Nick e outros nomes ainda a serem confirmados, o torneio promete jogos intensos com muito para os fãs acompanharem.”
Fonte: Nine Sports
