Imagem de destaque do post: Madison Keys avança em Wimbledon e segue firme na busca pela rara dupla de títulos Australian Open e Wimbledon

Madison Keys avança em Wimbledon e segue firme na busca pela rara dupla de títulos Australian Open e Wimbledon

3 de julho de 2025 às 05:36

Madison Keys tem mostrado porque é uma das jogadoras mais consistentes do circuito mundial de tênis, mantendo viva a chance de conquistar um feito pouco comum na temporada: vencer o Australian Open e Wimbledon no mesmo ano. Nesta quarta-feira, a americana passou fácil pela sérvia Olga Danilovic com parciais de 6-4 e 6-2 e garantiu vaga na terceira rodada do Grand Slam inglês.

Keys, que faturou seu primeiro grande título no Australian Open deste ano, vem em ritmo forte no All England Club. A americana pode se tornar a primeira mulher desde Serena Williams a levantar ambos os troféus na mesma temporada, uma marca que ressalta o alto nível dessa campeã que não costuma aparecer com jogadas extravagantes, mas que sabe jogar com a inteligência e garra necessárias para vencer.

Diferente do estilo agressivo e explosivo de Serena, Madison baseia seu jogo numa mistura de potência e controle, com um forehand pesado e um saque que ajudam bastante. Porém, o que tem feito a diferença é seu preparo mental para os momentos decisivos. A jogadora de 30 anos confessou que mudou a postura em pontos importantes, sendo mais agressiva quando precisa, algo fruto de muito trabalho.

“Eu acho que o que eu realmente mudei na minha mentalidade durante as partidas é que, no passado, em pontos importantes eu talvez tentasse jogar de forma um pouco passiva demais”, contou Keys. “Agora, meu maior objetivo quando entro em quadra é sair de lá sabendo que dei tudo de mim. Essa mentalidade está comigo o tempo todo, mas fica ainda mais evidente nas situações de pressão.”

Apesar de uma estreia nervosa na qual precisou de três sets para vencer a romena Elena-Gabriela Ruse, Keys teve um desempenho mais tranquilo contra Danilovic, que mesmo lutando bem e salvando cinco break points em um game, não conseguiu incomodar a americana, que dominou o ritmo do jogo. Nos números, a disparidade foi pequena, com 19 winners contra 15 para Keys, e Danilovic cometendo um pouco mais de erros não-forçados. Ainda assim, a americana quebrou o saque da adversária quatro vezes e cedeu apenas uma quebra.

Para um ambiente mais familiar do tênis inglês, a mudança do tempo — que perdeu o calor intenso dos primeiros dias do torneio para uma clima mais nublado e com chuva — deixou Keys mais confortável. “Definitivamente me senti melhor hoje, esse clima nublado e chuvoso da Inglaterra que a gente conhece e adora me deixou mais normal, mais à vontade”, disse a americana.

Nas oitavas de final, ela enfrenta a alemã Laura Siegemund, que já alcançou sua melhor campanha em Wimbledon ao chegar às oitavas. Essa partida promete ser um duelo interessante, mas Keys segue confiante para manter vivo o sonho de conquistar duas das maiores taças do tênis em uma mesma temporada.

Fonte: The Straits Times