O US Open 2025, que ocorre em Flushing Meadows, Nova York, de 24 de agosto a 7 de setembro, reservou uma surpresa já na primeira rodada feminina. Madison Keys, campeã do Australian Open e 6ª cabeça de chave, sofreu uma derrota inesperada contra a mexicana Renata Zarazua, atualmente 82ª do mundo.

Keys, que competia em Nova York pela primeira vez como campeã de Grand Slam, viveu um jogo repleto de erros. Foram 89 erros não forçados, 14 duplas faltas e apenas quatro de dez break points salvos. Em um duelo de três horas e 10 minutos, a americana caiu com parciais de 6-7 (10-12), 7-6 (7-3) e 7-5 para Zarazua.

A sensação e nervosismo tomaram conta de Madison: “Sinto que hoje, pela primeira vez em muito tempo, os nervos realmente tomaram conta e isso acabou ficando meio paralisante”, disse a americana de 30 anos, que começou o ano em grande estilo ao bater a então bicampeã Aryna Sabalenka para conquistar seu primeiro título de Grand Slam em Melbourne.

No entanto, após uma boa campanha até as quartas de final do Roland Garros, Keys teve uma eliminação precoce em Wimbledon, caindo na terceira rodada para Laura Siegemund. No US Open, o desempenho abaixo do usual veio à tona, refletindo nos muitos erros cometidos, especialmente no segundo set, quando perdeu quatro games seguidos apesar de começar com 3-0.

Bjorn Fratangelo, técnico e marido de Keys, tentou acalmar a jogadora durante a partida: “É só um esporte, nada está em jogo além disso”, comentou em certo momento, mas as oscilações persistiram. “Queremos vencer, mas às vezes a vontade pesa demais. Eu não conseguia me desvincular disso”, confessou.

Renata Zarazua celebrou sua vitória histórica: essa foi a primeira vez que a mexicana, hoje com 28 anos, venceu uma jogadora do top 10, detonando a rede na bola de match que definiu a partida.

Outras partidas do dia também marcaram destaque no Arthur Ashe Stadium. A jovem canadense Victoria Mboko, de apenas 18 anos, que teve um início brilhante de temporada subindo do 333º para o 23º lugar no ranking após vencer o Torneio de Toronto, não resistiu à campeã de Wimbledon 2024, Barbora Krejcikova, e perdeu por 6-3, 6-2.

Enquanto isso, a 9ª cabeça de chave Elena Rybakina aplicou uma verdadeira aula para a americana de 16 anos Julieta Pareja, estreante em Grand Slams, finalizando a partida com um 6-3, 6-0 em pouco mais de uma hora.

O US Open, sendo o último Grand Slam do calendário e disputado em quadras duras em Nova York, segue trazendo emoções e mostrado que o tênis feminino está mais competitivo do que nunca.

Fonte: BBC Sport