
Daniil Medvedev é visto como próximo de regredir após nova eliminação precoce no Masters do Canadá
1 de agosto de 2025 às 23:25
Daniil Medvedev vive um momento complicado na temporada de 2025. Após sofrer uma nova derrota no Masters 1000 de Toronto, o canadense-lituano de 29 anos tem recebido duras críticas que indicam que seu melhor momento pode estar ficando para trás.
Nesta quinta-feira à noite, Medvedev foi eliminado nas oitavas de final pelo atual campeão e 18º cabeça de chave, o australiano Alexei Popyrin, que venceu por 5-7, 6-4 e 6-4. Essa derrota deixou o russo com um retrospecto de 26 vitórias e 16 derrotas nesta temporada — números que mostram sua dificuldade em recuperar o melhor nível que o levou a ser número 1 do mundo em 2021.
Daniil iniciou o ano com resultado abaixo do esperado, tendo sido eliminado precocemente nos três Grand Slams até agora: na segunda rodada do Australian Open, e já na estreia tanto em Roland Garros quanto em Wimbledon, ambos disputados no saibro e na grama, respectivamente.
Além disso, desde a conquista do ATP 1000 de Roma em maio de 2023, Medvedev ainda não levantou outro troféu no circuito, fato que evidencia seu momento instável. O piso duro, historicamente o melhor para seu jogo, também não tem sido um aliado recente. A surpresa da temporada foi a eliminação nas quartas do Citi Open Washington para Corentin Moutet, num revés que ele comemorou de forma controversa ao quebrar sua raquete na quadra.
Outro episódio que chamou atenção foi sua saída de quadra apressada e sem recolher seus pertences na partida em Toronto, um sinal claro da frustração do tenista com o momento que atravessa.
Essa fase contrastante de Medvedev, perto de três anos após conquistar o US Open de 2021 e se firmar no topo do ranking por 16 semanas, também está sendo alvo de análises críticas. O ex-tenista profissional francês Julien Varlet comentou no programa Sans Filet que a “era Medvedev” pode estar perto do fim.
Segundo Varlet, Daniil “está estagnado, próximo da regressão” e “já não é assustador como antes”. Para o francês, o russo não progrediu nem na técnica nem na força física, e isso tem afetado seu desempenho nos momentos decisivos dos jogos. Varlet ainda afirmou, “mesmo gostando dele, acho que devemos esquecer a era Daniil Medvedev“.
Apesar de tudo, o russo segue sendo uma figura de peso nos torneios mais importantes do calendário, especialmente no US Open — onde já foi finalista três vezes (2019, 2021, 2023), com o título vindo em 2021.
Após a eliminação no Canadá, Medvedev já volta suas atenções para o Masters 1000 de Cincinnati, que começa na próxima semana. Ele tem boas recordações por lá, com um título em 2019 e semifinais em 2021 e 2022, mas nas últimas duas edições caiu nas fases iniciais.
A torcida brasileira e os fãs de tênis em geral aguardam para ver se Medvedev consegue reencontrar o caminho das vitórias e voltará a brilhar nos maiores palcos do esporte.
Fonte: Tennis365