Nem sempre estar entre os 10 melhores do ranking ATP garante uma vitória — e Lorenzo Musetti sentiu isso na pele na noite de quinta-feira durante o US Open. O italiano, atualmente número 10 do mundo, acabou fora das quartas de final ao ser superado pelo compatriota e atual número 1 do mundo, Jannik Sinner.

O confronto, disputado no Arthur Ashe Stadium, viu Musetti se perder logo no início, cedendo os cinco primeiros games para Sinner que, com seu estilo agressivo e consistente, não deu chances ao adversário. O número 1 e atual campeão do torneio dominou a partida com parciais de 6-1, 6-4, 6-2.

Musetti comentou após o jogo que sentiu dificuldade em adaptar seu jogo à sessão noturna, algo que ele ainda não havia experimentado em sua carreira até então: “No primeiro set, eu estava um pouco apressado. Foi diferente do que eu estou acostumado jogar durante o dia, acho que isso me fez ter dificuldade para encontrar as sensações certas com a bola.”

Ele destacou ainda o nível acima que Sinner apresentou ao longo da partida: “Jannik estava em outro nível em muitos momentos. No segundo set, onde servi melhor e tive mais chances, não consegui aproveitar um break point. Com um adversário desse calibre, você tem que aproveitar todas as oportunidades que aparecem e eu não consegui.”

A partida também marcou o terceiro confronto entre os dois italianos, com Sinner liderando agora por 3 a 0. Eles são bons amigos fora das quadras, mas em campo a disputa é intensa. Antes do US Open, o último duelo havia sido nas quartas de final do Masters de Monte-Carlo 2023.

“Muito mudou desde a nossa última partida. Crescemos muito como jogadores. Nunca tinha enfrentado alguém que me pressionasse tanto na troca de bolas como ele. Isso foi difícil para mim, porque ele sempre dominava as trocas e eu não tive muitas chances. Fiquei bastante impressionado com o desempenho do Jannik hoje, ele sacou muito bem e me levou ao meu limite. Ele é melhor do que eu, e mostrou isso, mas fico feliz por enfrentar ele para aprender e entender o que preciso melhorar. Espero ter outra chance de jogar contra ele em breve.” disse Musetti.

Apesar da derrota, a boa campanha de Musetti no US Open trouxe benefícios para a sua temporada. O jovem de 23 anos subiu uma posição no ranking da Nitto ATP Finals, ficando em oitavo lugar na corrida para Turim — o torneio que reúne os oito melhores da temporada, marcado para novembro.

Essa melhora coloca Musetti muito próximo de sua primeira participação no prestigiado evento, mostrando que o jovem talento italiano está no caminho certo para se destacar ainda mais no circuito mundial.

Fonte: ATP Tour