Lorenzo Musetti vem vivendo a melhor temporada da carreira em 2025, especialmente durante a temporada de saibro, onde conquistou destaque ao alcançar a final do Masters 1000 de Monte Carlo, além das semifinais em Roland Garros, Madrid e Roma. Recentemente, o jovem italiano também avançou às quartas de final do US Open pela primeira vez.

Após esses bons resultados, Musetti viajou para a Ásia com a expectativa de manter a ascensão, mas acabou enfrentando críticas sobre seu comportamento na China. Agora, de volta à Europa, o tenista de 21 anos admitiu estar de olho nos concorrentes diretos pela classificação ao ATP Finals de Turim – em especial Felix Auger-Aliassime, campeão em Bruxelas, e Daniil Medvedev, vencedor do ATP de Almaty.

A disputa pela vaga no ATP Finals

Graças à campanha sólida durante o ano, que já lhe rendeu uma posição dentro do grupo dos oito melhores para o torneio de fim de temporada, Musetti reconhece que a disputa está cada vez mais acirrada e que tem sentido a pressão dos adversários se aproximando.

“Não é uma posição confortável, principalmente porque os caras ao meu redor estão jogando muito bem”, confessou Musetti em entrevista ao site oficial da ATP, antes do início do ATP 500 de Viena. “Eles estão realmente jogando muito, muito bem. Isso aumenta um pouco a pressão. Nos dois últimos torneios, as coisas não foram como eu esperava e talvez eu tenha perdido um pouco de vantagem. Mas estou aqui em Viena, focando jogo a jogo, tentando não pensar demais nos pontos e nos cálculos”.

Quando questionado sobre Auger-Aliassime e Medvedev, Musetti não hesitou em admitir que são adversários que o preocupam. Ele também mencionou Holger Rune, que sofreu uma lesão grave na semana passada durante o ATP de Estocolmo, desejando pronta recuperação ao jovem dinamarquês.

“Claro que eles estão na conversa para o ATP Finals. Holger também estava, mas infelizmente machucou-se em Estocolmo. Desejo boa sorte na recuperação dele. Sei que vai voltar mais forte. Eles têm jogado muito bem, por isso são os nomes que me preocupam” ele afirmou.

Como está a corrida para o ATP Finals?

Até o momento, três jogadores já garantiram vaga direta na disputa do ATP Finals: Carlos Alcaraz, Jannik Sinner e Novak Djokovic. A participação do sérvio, porém, ainda é incerta, já que o tenista de 38 anos tem priorizado um calendário mais enxuto nesta fase da carreira.

Outros nomes fortes na briga são Alexander Zverev, Taylor Fritz e Ben Shelton, mas a competição está intensa entre jogadores como Alex de Minaur, Casper Ruud (campeão em Estocolmo), Felix Auger-Aliassime, Daniil Medvedev e Musetti.

Alguns atletas já se despediram da temporada, como o britânico Jack Draper e o dinamarquês Holger Rune, que se lesionaram e não devem mais influenciar diretamente a disputa.

Posição atual na corrida para o ATP Finals (pontos):

  1. Carlos Alcaraz (classificado) – 11.040
  2. Jannik Sinner (classificado) – 8.500
  3. Novak Djokovic (classificado) – 4.580
  4. Alexander Zverev – 4.280
  5. Taylor Fritz – 3.835
  6. Ben Shelton – 3.720
  7. Alex de Minaur – 3.585
  8. Lorenzo Musetti – 3.485
  9. Felix Auger-Aliassime – 3.145
  10. Jack Draper – 2.990
  11. Casper Ruud – 2.735
  12. Holger Rune – 2.590
  13. Daniil Medvedev – 2.560

Musetti agora precisa manter o foco para segurar sua oitava colocação e conter a pressão de Auger-Aliassime, Ruud e Medvedev. No ATP 500 de Viena, seu próximo compromisso será contra o lucky loser Hamad Medjedovic, após a desistência do ex-top 3 Stefanos Tsitsipas.

A temporada de Musetti segue mostrando um crescente amadurecimento e ele promete batalhar para terminar o ano com chave de ouro, garantindo seu lugar entre os melhores do circuito.

Fonte: The Tennis Gazette