Lorenzo Musetti só garantiu sua vaga no ATP Finals após Novak Djokovic decidir não jogar o torneio. Para se classificar, o jovem italiano precisava vencer o Campeonato Helênico, mas ao perder a final para o sérvio, quem confirmou a oitava vaga foi Felix Auger-Aliassime.

Djokovic havia deixado claro que só revelaria sua participação no ATP Finals depois do evento em Atenas — e cumpriu ao anunciar, após conquistar o título no Campeonato Helênico, que não jogaria a competição pelo segundo ano seguido. Antes do anúncio oficial, ele já havia avisado Musetti durante o tradicional aperto de mão ao final da partida.

“Acho que o Novak estava totalmente dentro das regras da ATP e do próprio torneio. O estranho é que ele jogou literalmente uma semana antes do Masters, algo meio incomum para um jogador já classificado. Mas só isso”, comentou Musetti durante a coletiva de imprensa pré-torneio.

Com essa vitória, Djokovic ampliou seu retrospecto contra o italiano de 23 anos para 9 a 1. Essa foi a segunda vez que se enfrentaram em 2023 — a primeira foi na quarta rodada do Miami Open, onde o sérvio venceu e depois chegou à final, sofrendo uma derrota para Jakub Mensik.

“Quando ele me disse na rede depois do jogo que não viria, rimos juntos. Estava curioso a semana toda para saber se ele jogaria ou não. Mas me foquei em mim mesmo e acho que fiz um bom trabalho nisso, mesmo sem ter ganho a final”, acrescentou Musetti.

O jovem italiano está no Grupo Jimmy Connors no ATP Finals e estreia em 10 de novembro contra Taylor Fritz, com quem tem um histórico de 3 a 2 em confrontos diretos. Djokovic terminou a temporada com dois títulos de ATP 250. No ano passado, ele finalizou sua campanha no Masters de Xangai, sendo derrotado em sets diretos por Jannik Sinner na final.

Antes do Aberto da Grécia, o sérvio de 38 anos conquistou o Geneva Open vencendo Hubert Hurkacz, da Polônia. Djokovic é o maior campeão da história do ATP Finals, com sete títulos, sendo o último em 2023, quando bateu o atual campeão Sinner.

Musetti, que enfrentou muita pressão nas últimas semanas, perdeu sua segunda final da temporada no Chengdu Open para Alejandro Tabilo. Apesar de boas campanhas nos torneios asiáticos, não conseguiu garantir sua vaga no top 8 até então, ainda com a dúvida sobre a participação de Djokovic.

“Neste ponto da temporada, todo mundo sente o cansaço físico e mental. Me esforcei muito para chegar a essa final, talvez demais, e por várias razões não aproveitei alguns momentos. Talvez tenha me cobrado demais em certos torneios”, refletiu Musetti.

Após o duelo contra Fritz, Musetti encara o espanhol Carlos Alcaraz, seis vezes campeão de Grand Slam, e depois o australiano Alex de Minaur. Alcaraz, bronze nas Olimpíadas de Paris 2024, ainda não conquistou um título desde seu segundo troféu na carreira, o Napoli Open de 2022.

Esta é a primeira vez que dois italianos participam do torneio de fim de ano (o outro é Jannik Sinner). Neste ano, Musetti perdeu três finais: além do Chengdu Open e do Campeonato Helênico, ele foi vice no Masters de Monte Carlo, sua primeira final em um torneio Masters 1000, onde foi superado por Alcaraz.

Para ficar sempre por dentro das maiores novidades e rumores do mundo do tênis, siga nosso blog Esporte Tênis e receba conteúdos fresquinhos e personalizados.

Fonte: Yardbarker