
Naomi Osaka é criticada após atitude fria com Victoria Mboko na final de Montreal: ‘Não está em forma mentalmente’
9 de agosto de 2025 às 15:46
Naomi Osaka, tetracampeã de Grand Slam e uma das maiores estrelas do tênis atual, viveu um momento complicado após a final do WTA Montreal Open 2025. A japonesa de 25 anos foi derrotada pela jovem canadense Victoria Mboko, de apenas 18 anos, e acabou recebendo muitas críticas por não parabenizar Mboko em seu discurso de vice-campeã.
Mboko, que entrou no torneio como ‘wildcard’ (convite especial) e estava no 85º lugar no ranking mundial, teve uma campanha espetacular, derrotando quatro campeãs de Grand Slam no caminho — Sofia Kenin, Elena Rybakina, Coco Gauff e justamente Naomi Osaka na final, com parciais de 2-6, 6-4 e 6-1.
No discurso após a partida, Osaka agradeceu à plateia e aos organizadores, mas não mencionou o nome da jovem canadense, o que gerou uma onda de críticas nas redes sociais. Muitos torcedores e especialistas consideraram a atitude da ex-número 1 desrespeitosa e sem esportividade. Rennae Stubbs, ex-técnica de Serena Williams, também expressou sua decepção, lembrando que Osaka havia pedido o apoio da torcida nas semifinais, mas não reconheceu a vitória de Mboko.
Internautas foram além, sugerindo até que a japonesa deveria pensar em se aposentar, questionando sua postura no circuito. Mboko, por sua vez, foi muito bem recebida pelo público, que celebrou sua ascensão meteórica — no começo do ano ela estava fora do top 300 e agora saltou para a 24ª posição no ranking mundial, um feito impressionante que já dá moral para o US Open, próximo Grand Slam do calendário.
Pouco depois, Naomi Osaka pediu desculpas publicamente e disse estar “atordoada” (“in a daze”) no momento do discurso, alegando ter esquecido de parabenizar Mboko. Ela revelou que tentou fazer um discurso curto para evitar polêmicas como as que enfrentou no passado, principalmente no US Open de 2018, onde seu título foi marcado por controvérsias envolvendo Serena Williams, e também outras situações embaraçosas como na final do Indian Wells e no Australian Open de 2021.
“Obrigada, Montreal, foi uma semana incrível. Também quero pedir desculpas e dar os parabéns para Victoria. Você jogou muito bem e tem uma carreira incrível pela frente! Sei que não te parabenizei na quadra”, disse Osaka em sua declaração.
Ambas as jogadoras decidiram não competir no Masters de Cincinnati que vem aí, focando seus preparativos para o US Open. A jovem Mboko segue como a grande sensação do tênis feminino em 2025, com uma trajetória surpreendente que promete agitar ainda mais as principais competições do circuito.
Fonte: India Today