Nick Kyrgios acredita estar passando por uma grande reviravolta em sua longa jornada de recuperação de lesões — e já está confiante para um possível retorno ao circuito no Australian Open, que acontece em janeiro. O australiano, que já foi número 13 do mundo, ficou grande parte dos últimos três anos afastado das quadras devido a problemas no joelho e no punho.
Após uma breve volta às competições no início de 2023, Kyrgios não disputa uma partida oficial desde março, quando caiu na segunda rodada do Masters 1000 de Miami. Apesar disso, ele revelou uma melhora surpreendente e inédita no seu joelho, o que pode abrir caminho para ele competir novamente em alto nível.
“No último mês, não sei explicar o que aconteceu. Estava com meu massoterapeuta e fisioterapeuta ontem à noite, e algo realmente mudou no meu joelho”, contou Kyrgios à Australian Associated Press. “Não está mais inchado, não sinto dor depois dos treinos. Não sei se é um milagre, mas meu joelho parece ter rejuvenescido alguns anos.”
Kyrgios passou por cirurgias no joelho e no punho nos últimos anos e teve que lidar com longos períodos de reabilitação, o que o deixou frustrado e preso em uma rotina limitada. Agora, com essa melhora repentina, o tenista se sente revigorado.
“Não quero ter azar e acabar com isso, mas algo mudou que me permitiu fazer três, quatro dias seguidos de treino na quadra por uma hora e meia, duas horas, e conseguir me recuperar para conseguir evoluir”, acrescentou o australiano, que soma sete títulos da ATP na carreira.
Ainda que em 2023 ele tenha conquistado apenas uma vitória de simples, contra Mackenzie McDonald em Miami, Kyrgios está animado com a perspectiva de voltar a competir regularmente. No entanto, ele ainda não definiu uma data oficial para seu retorno definitivo ao circuito.
Devido a sua longa ausência, o australiano caiu fora do top 650 do ranking mundial, mas utilizou o ranking protegido para entrar em algumas competições quando voltou às quadras. Para disputar o Australian Open, ele pode precisar de um convite (wild card) dos organizadores.
Além disso, Kyrgios aceitou um desafio especial: encarará Aryna Sabalenka, número 1 do mundo no tênis feminino, em uma partida exibicional chamada “Batalha dos Sexos”, que será realizada em 28 de dezembro na Coca-Cola Arena, em Dubai. A partida promete misturar rivalidade, espetáculo e muita emoção.
“Quando a número 1 do mundo te desafia, você aceita o convite”, disse Kyrgios após o anúncio do confronto. “Tenho muito respeito pela Aryna; ela é uma potência e uma verdadeira campeã. Mas nunca fugi de um desafio e não estou aqui só para jogar, estou aqui para entreter. É para isso que eu vivo.”
A carreira de Kyrgios tem sido marcada por talento, polêmica e altos e baixos — desde sua impressionante campanha até a final de Wimbledon 2022, onde foi vice-campeão, até períodos conturbados devido a lesões.
Agora, com essa esperança renovada no físico e uma agenda que inclui eventos especiais, como a partida contra Sabalenka, o australiano dá sinais de que pode trazer de volta seu tênis explosivo para as principais quadras do mundo.
Fonte: The Express
