
Novak Djokovic mira o oitavo título em Wimbledon e 25º Grand Slam com novo time de treinadores
3 de julho de 2025 às 14:01
Novak Djokovic está com tudo para igualar o recorde de oito títulos de simples em Wimbledon e conquistar seu 25º título de Grand Slam, feito histórico para o tênis mundial. Aos 38 anos, o sérvio vem de derrotas nas últimas duas finais na grama de Wimbledon, mas com uma equipe técnica renovada quer ir até o fim em 2025, perto do fim da sua carreira brilhante.
No box dos jogadores, além do próprio Djokovic, estará sua nova equipe de treinadores, que acompanha o tenista desde o ATP 250 de Genebra neste ano.
A nova equipe técnica de Novak Djokovic para Wimbledon
No começo da temporada de 2025, Djokovic chamou seu velho rival Andy Murray para ser seu treinador. Os dois trabalharam juntos por alguns meses, mas se separaram durante a temporada de saibro, após resultados abaixo do esperado do sérvio.
Hoje, o treinador principal de Djokovic é Dušan Vemić, que já trabalhou com ele antes. Outra figura importante no time é Boris Bošnjaković, que está ao lado do jogador desde 2023. Vemić, que é ex-jogador, teve carreira modesta e nunca venceu nem uma partida de simples em Grand Slam, tendo apenas algumas semifinais em duplas. O sérvio nascido na Croácia já treinou duplistas renomados como Bob e Mike Bryan, além de Brandon Nakashima.
Boris Bošnjaković também foi tenista profissional, com sua melhor posição no ranking de simples sendo 740º. Ele trabalhou antes no Novak Tennis Center e hoje é treinador assistente e analista de desempenho de Djokovic.
Além deles, o time conta com o parceiro de treinos Carlos Gomez Herrera, o fisioterapeuta Claudio Zimaglia, e Dalibor Širola, que acabou de assumir a função de preparador físico de Djokovic. Tanto Zimaglia quanto Širola já trabalharam com o jovem talento Jannik Sinner.
Djokovic comentou sobre Dalibor Širola: “Eu parei de trabalhar com Gigi no papel ativo de preparador físico, mas ele sempre será um tipo de conselheiro e consultor para mim — profissionalmente, claro, e pessoalmente somos próximos, como família.” — Saša Ozmo (@ozmo_sasa) 29 de junho de 2025
A estreia de Djokovic em Wimbledon 2025
Na primeira rodada do torneio de Wimbledon 2025, Djokovic venceu Alexandre Müller com parciais de 6-1, 6-7(7), 6-2 e 6-2, mostrando que está com força total na grama.
Na segunda rodada, o confronto será contra o britânico Dan Evans, que entrou no torneio por convite e conquistou sua primeira vitória no quadro principal em Wimbledon desde 2021, ao derrotar seu compatriota Jay Clarke por 6-1, 7-5, 6-2.
A única vez que Djokovic e Evans se enfrentaram foi na terceira rodada do Masters de Monte-Carlo de 2021, com vitória do britânico por 6-4, 7-5. Quem passar desse duelo enfrentará o vencedor da partida entre Miomir Kecmanović e Jesper de Jong na terceira fase.
Com um time novo e focado, Djokovic quer superar os perrengues das últimas temporadas e mostrar que ainda está entre os maiores da história, mirando todos os seus objetivos em Wimbledon 2025.
Fonte: ProFootballNetwork