Imagem de destaque do post: Fim de uma Era: Petra Kvitova se Despede de Wimbledon com Derrota para Emma Navarro

Fim de uma Era: Petra Kvitova se Despede de Wimbledon com Derrota para Emma Navarro

1 de julho de 2025 às 21:56

Nesta última terça-feira, a duas vezes campeã de Wimbledon, Petra Kvitova, disputou a sua última partida no All England Club, encerrando sua trajetória no Grand Slam inglês com uma derrota para a americana Emma Navarro, cabeça de chave número 10, por 6-3, 6-1.

A tcheca de 35 anos, que subiu ao topo do ranking mundial na 2ª colocação e é uma das grandes canhotas da história do tênis, havia anunciado no início de junho que se aposentaria após o US Open 2025. Isso depois de um breve retorno à WTA Tour neste ano, após o nascimento de seu filho Petr em 2024. Kvitova entrou em Wimbledon como convidada especial, participando pela 16ª vez do torneio onde conquistou títulos memoráveis em 2011 e 2014.

No jogo, Kvitova até chegou a liderar o primeiro set por 3-1, conseguindo uma quebra sobre Navarro, que foi semifinalista do US Open no ano passado. No entanto, a americana fisgou a sequência, vencendo 11 dos últimos 12 games para fechar o jogo em apenas 1 hora.

Muito emocionada após a partida, Kvitova se dirigiu ao público da Quadra Principal nº 1, destacando o carinho que sente pelo torneio e a importância dessa despedida. “Eu gostaria que essa partida pudesse ter durado um pouco mais, mas senti uma atmosfera linda aqui hoje. Ter a chance de jogar mais uma vez neste lugar é muito especial para mim. Wimbledon carrega as melhores memórias que eu poderia desejar. Nunca sonhei em ganhar Wimbledon, mas consegui vencer duas vezes, o que é algo muito, muito especial.

Vou sentir falta de Wimbledon, do tênis e dos fãs, mas estou pronta para o próximo capítulo da minha vida.”

A campanha de Kvitova em Wimbledon termina com um histórico impressionante de 38 vitórias e 14 derrotas na chave principal, liderando jogadores ativos no torneio.

Do outro lado da rede, Navarro, que já havia brilhado no último ano ao vencer Naomi Osaka e Coco Gauff a caminho de sua primeira semifinal em um Grand Slam no US Open, confessou que enfrentar uma campeã tão querida na estreia foi um desafio enorme. “Foi uma emoção única hoje, mas eu fiquei orgulhosa de como consegui administrar a situação e jogar um tênis sólido em vários momentos. Acho que terminei bem tanto no saque quanto nas devoluções. Estou feliz com o desempenho.”

Na sequência, Emma enfrentará a russa e ex-top 10 Veronika Kudermetova na segunda rodada. Caso avance, a americana pode encarar a defensora do título e cabeçuda 17 Barbora Krejcikova, além de Mirra Andreeva, cabeça de chave 7, que ainda está viva na mesma parte da chave onde a terceira favorita Jessica Pegula caiu precocemente.

Essa despedida marca o fim de uma carreira brilhante de Petra Kvitova, que certamente ficará para sempre na galeria dos grandes nomes do tênis mundial. Wimbledon perde uma de suas maiores estrelas, mas o legado da canhota tcheca continua inspirando fãs e atletas ao redor do mundo.

Fonte: WTATennis